Polícia

Operação Shamar: Confira os resultados no combate à violência contra as mulheres no RN

O nome Shamar simboliza o compromisso das forças de segurança em proteger e garantir os direitos das mulheres no RN. - Divulgação
A operação, que faz parte da campanha Agosto Lilás, mobilizou diversas forças de segurança em ações educativas e de prevenção  |   BNews Natal - Divulgação O nome Shamar simboliza o compromisso das forças de segurança em proteger e garantir os direitos das mulheres no RN. - Divulgação
Dani Oliveira

por Dani Oliveira

[email protected]

Publicado em 03/09/2025, às 08h38



O Rio Grande do Norte vem pautando casos de violência contra a mulher até com repercussões nacionais, como o sofrido pela estudante Juliana Soares que levou 61 socos do namorado dentro de um elevador na zona sul de Natal, no último mês de julho.

O crime foi tema de matérias nacionais e leis já foram sancionadas, tanto em Natal quanto em Parnamirim, no sentido da garantia de mais proteção às mulheres em situações críticas como essa.

Momento dentro do elevador que Juliana foi covardemente agredida pelo namorado.
Momento dentro do elevador que Juliana foi covardemente agredida pelo namorado.

Diante da realidade que aflige toda a sociedade, a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (SESED) divulgou, nesta quarta-feira (03/09), o balanço das ações realizadas no mês de agosto pela Operação Shamar

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e desenvolvida em todo o território nacional como parte da campanha Agosto Lilás, que marca o aniversário da Lei Maria da Penha e reforça a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. Ao todo, 53 pessoas foram presas no estado.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e desenvolvida em todo o território nacional como parte da campanha Agosto Lilás.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e desenvolvida em todo o território nacional como parte da campanha Agosto Lilás.

No RN, a operação contou com a atuação conjunta das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, alcançando 713 mil pessoas por meio de panfletagens, palestras e ações em mídias digitais.

Embora o balanço divulgado se refira às ações de agosto, a Operação Shamar segue em andamento até esta quinta-feira, dia 04 de setembro, reforçando o trabalho permanente e integrado das forças de segurança do RN no enfrentamento à violência de gênero.

Durante o período de 01 a 31 de agosto, os resultados registrados foram:

* 6.229 diligências realizadas;
* 935 mulheres atendidas;
* 418 servidores mobilizados nas ações;
* 570 boletins de ocorrência registrados;
* 405 inquéritos policiais concluídos e remetidos ao Judiciário;
* 395 medidas protetivas solicitadas;
* 209 perícias realizadas;
* 160 ações de panfletagem em todo o Estado;
* 71 ações educativas sobre violência de gênero e violência doméstica e familiar contra a mulher;
* 53 pessoas presas;
* 16 armas apreendidas;
* 9 mulheres resgatadas de situações de violência doméstica e familiar.

A razão do nome da operação: Shamar

O nome da operação vem do hebraico e significa cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar — valores que simbolizam o compromisso das forças de segurança com a proteção da vida e a garantia dos direitos das mulheres.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating