Política

Marcos do Val consegue afastamento no Senado após laudo médico

Marcos do Val consegue afastamento no Senado após laudo médico - Reprodução
Marcos do Val enfrenta investigações no STF e teve passaporte recolhido, além de ser alvo de operação da Polícia Federal  |   BNews Natal - Divulgação Marcos do Val consegue afastamento no Senado após laudo médico - Reprodução
Ari Alves

por Ari Alves

[email protected]

Publicado em 04/09/2025, às 19h30



O Senado decidiu nesta quinta-feira 4 conceder licença de 116 dias ao senador Marcos do Val (Podemos-ES) para tratamento de saúde. O afastamento foi aprovado pela Junta Médica da Casa, seguindo as normas que permitem licenças remuneradas com possibilidade de renovação. Como o prazo não ultrapassa 120 dias, não haverá convocação de suplente, e o parlamentar pode suspender a licença a qualquer momento.

O pedido foi protocolado um dia antes da decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que flexibilizou medidas cautelares impostas contra o senador. Na semana anterior, Marcos do Val havia declarado que ficaria 30 dias fora do Senado e que também se afastaria para cuidar dos pais, que enfrentam problemas de saúde.

Investigações

O parlamentar é alvo de inquéritos no STF. Em 2024, teve o passaporte recolhido e foi impedido de viajar ao exterior. Já em agosto de 2025, foi alvo de uma operação da Polícia Federal depois de embarcar para Orlando, nos Estados Unidos, utilizando um passaporte diplomático que deveria ter sido entregue no ano anterior. Diante do descumprimento, Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica.

Após recurso da Advocacia do Senado, o ministro decidiu retirar o monitoramento eletrônico e suspender outras medidas. Entre elas, o desbloqueio do salário e das verbas de gabinete, além do fim do recolhimento noturno e da proibição de uso das redes sociais. Ainda assim, foram mantidas a proibição de sair do Brasil e a apreensão dos passaportes.

Decisão do STF

Na decisão, Moraes registrou que o Senado apresentou laudo médico comprovando a necessidade de afastamento do parlamentar para tratamento de saúde. O documento reduzia o risco de que o senador pudesse influenciar nas investigações ou atrapalhar a aplicação da lei penal.

Caravana Federativa reúne governo federal, estadual e municípios em Natal com foco em políticas públicas

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating