Política
por José Nilton Jr.
Publicado em 04/09/2025, às 18h06
Nesta terça-feira (4), aconteceu a abertura da 1ª Caravana Federativa no Rio Grande do Norte, no Centro de Convenções, em Natal, reunindo ministérios, órgãos federais, movimentos sociais e autoridades estaduais.
O evento faz parte de uma ação coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (SRI) da Presidência da República e tem como objetivo aproximar os serviços e programas federais da realidade dos estados e municípios.
Durante o evento, a governadora Fátima Bezerra destacou o compromisso do Governo Federal com o RN e ressaltou a importância da parceria entre União, estados e municípios para garantir avanços em áreas estratégicas.
“Nós somos muito gratos por tudo que o presidente Lula já fez, está fazendo e continuará fazendo. É um governo que dialoga, que reconstrói e que entrega. E essas entregas passam pelo trabalho conjunto com estados e municípios”, afirmou.
Entre os investimentos recentes, a gestora citou recursos do novo PAC Seleções, destinados a unidades básicas de saúde, equipamentos médicos, odontologia móvel e obras estruturantes, como a duplicação da BR-304, que liga Natal a Mossoró e segue até o Ceará.
Fátima também destacou avanços em programas habitacionais e na educação, com o “Pé-de-Meia”, voltado à permanência dos jovens na escola.
A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, reforçou a necessidade de que os municípios priorizem políticas públicas voltadas às mulheres.
“O Brasil tem 110 milhões de mulheres, e aqui no Rio Grande do Norte, 51,6% da população é feminina. Precisamos garantir acesso ao cuidado, à proteção e ao protagonismo que as mulheres podem e querem ter. Essa é a nossa tarefa”, afirmou, defendendo a implantação da Casa da Mulher Brasileira no estado.
Já a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, enfatizou que as Caravanas Federativas foram concebidas ainda no primeiro governo Lula com a missão de levar Brasília para mais perto da população.
“Nem sempre os prefeitos têm condições de ir à capital federal e serem atendidos por todos os ministérios. Por isso, as caravanas são fundamentais para fortalecer esse diálogo”, destacou.
Ainda durante o evento, o Secretário de Fazenda do Rio Grande do Norte, Cadu Xavier, destacou a relevância da Caravana Federativa como espaço de integração entre diferentes esferas de governo.
“A Caravana aproxima os gestores federais dos gestores municipais. Tivemos a participação de 97% dos municípios do RN, o que mostra a grandeza do governo do presidente Lula. O Brasil espera que o governo trabalhe para todos”, afirmou.
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, também ressaltou a importância da iniciativa e anunciou medidas para ampliar o atendimento no estado.
“Parabéns pela Caravana. Quero colocar o INSS à disposição de todos do RN. A ideia é atender em mais pontos do estado, fazendo com que cada município possa atender seus moradores. Essa é a proposta do INSS: estar mais próximo de quem necessita”, declarou.
Ele também destacou o Inclusão Nordeste, projeto que está sendo inaugurado pelo instituto na região, voltado a ampliar o acesso da população aos serviços previdenciários.
Leia também
A programação do evento incluiu atendimento técnico a gestores municipais, painéis temáticos, palestras e apresentações culturais. O modelo itinerante pretende reforçar o pacto federativo e aproximar ainda mais a administração federal das realidades locais.
Classificação Indicativa: Livre