Cidades
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza nesta quarta-feira, 9 de outubro, uma extensa programação em homenagem ao artista potiguar Newton Navarro Bilro.
O evento inclui a Assembleia Universitária de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa (Post-Mortem), o lançamento do livro “A dramaturgia de Newton Navarro” e a abertura da exposição “Os frutos do amor amadurecem ao sol”.
As atividades começam às 17h30 no Auditório Otto de Brito Guerra, na Reitoria, e seguem até a noite na Galeria do Núcleo de Arte e Cultura (NAC).
O ponto de partida da celebração será o espetáculo “Hoje tem poesia!”, encenado no pátio da Reitoria, às 17h30.
A direção é de Ana Caldas Lewinsohn, professora da UFRN, vice-diretora do NAC e coordenadora do LabMASK - Laboratório de Experimentos em Atuação e Máscaras.
A performance revisita o trabalho multifacetado de Navarro, explorando sua presença na literatura, nas artes plásticas e no teatro.
O elenco contará com as participações especiais de Tarcísio Gurgel e Mirabô Dantas, que integraram a montagem original da peça, apresentada ao lado de Navarro no Teatro Alberto Maranhão, em 1966.
Logo em seguida, às 18h, o Auditório Otto de Brito Guerra será palco da Assembleia Universitária de Outorga do Título de Doutor Honoris Causa.
A distinção é concedida pela UFRN a personalidades que contribuíram de forma excepcional para o desenvolvimento das ciências, letras ou artes, ou que prestaram relevantes serviços à sociedade e à Universidade.
A programação segue às 19h, na Galeria do NAC (anexo à Biblioteca Central Zila Mamede), com o lançamento do livro “A dramaturgia de Newton Navarro”.
Organizado pelo escritor e pesquisador Tarcísio Gurgel, o volume reúne três peças do artista - “Um jardim chamado Getsêmani”, “O caminho da Cruz” e “Hoje tem poesia!” - encenadas em Natal durante a década de 1960.
Segundo Gurgel, Navarro permanece como uma figura admirada e essencial à cultura potiguar, lembrado por sua capacidade de transitar entre linguagens artísticas e marcar presença constante na vida cultural da cidade.
Paralelamente, o público poderá visitar a exposição “Os frutos do amor amadurecem ao sol”, com curadoria de Ângela Almeida e Elidete Alencar.
A mostra reúne obras visuais de Navarro, reafirmando a potência criativa de um artista que transformou a arte potiguar em símbolo de sensibilidade e identidade.
Tarcísio Gurgel com o livro “A dramaturgia de Newton Navarro” – Foto: Maralice Freitas
Auditório da Reitoria
17h30 – Espetáculo “Hoje tem poesia!”
18h00 – Solenidade de Outorga
Galeria do NAC (Anexo BCZM)
19h30 – Lançamento do livro “A dramaturgia de Newton Navarro”
Abertura da exposição “Os frutos do amor amadurecem ao sol”
Classificação Indicativa: Livre