Cidades

São João de Natal é oficializado como Patrimônio Cultural do RN

Foto: Reprodução.
O reconhecimento do São João de Natal como Patrimônio Cultural destaca sua importância econômica e turística na região  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Reprodução.
Bnews Natal

por Bnews Natal

[email protected]

Publicado em 17/09/2025, às 12h28



O São João de Natal foi oficialmente reconhecido como Patrimônio Turístico e Cultural Imaterial do Rio Grande do Norte. A decisão foi sancionada pelo governador em exercício, Walter Alves (MDB), e publicada em lei estadual que também inclui o evento no Calendário Oficial de Festas do Estado.

O reconhecimento fortalece a importância do São João da capital potiguar no cenário cultural, turístico e econômico, uma vez que a festa atrai milhares de pessoas todos os anos, movimentando setores como música, gastronomia, artesanato e turismo.

O texto da Lei nº 12.422, de 16 de setembro de 2025, tem como objetivo é valorizar a tradição junina em Natal e garantir maior visibilidade às manifestações culturais ligadas ao período.

Com a inserção no calendário oficial do Estado, a Festa de São João de Natal ganha reconhecimento permanente, o que possibilita a atração de novos investimentos, a implementação de políticas públicas de incentivo e a ampliação de parcerias com a iniciativa privada.

Em 2025, os festejos juninos na capital potiguar se destacaram pela estrutura e pela gama de artistas na programação. A Prefeitura do Natal informou que a festa reuniu 938,5 mil pessoas nos três polos montados em diferentes regiões da cidade. 

São João pode virar feriado em Natal 

As festas juninas são uma das expressões mais vivas da cultura nordestina. Em Natal, as quadrilhas, os arraiás de rua e os festejos nos terreiros reúnem milhares de pessoas todos os anos, promovendo momentos de alegria, religiosidade e convivência comunitária.

Pensando nisso, o vereador Daniel Valença apresentou um projeto de lei que propõe tornar o dia 24 de junho — Dia de São João — feriado municipal na capital potiguar. 

A proposta reconhece a importância histórica, cultural e afetiva dessa celebração para o povo natalense, valorizando as tradições populares como parte essencial da identidade da cidade. Para o parlamentar, “ tornar o São João feriado em Natal é um ato de respeito às nossas raízes e um passo concreto para fortalecer uma sociedade mais conectada com as manifestações culturais do nosso povo.”

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating