Entretenimento
A Galeria do Mercado, no tradicional Mercado Cultural de Petrópolis, em Natal, recebe a partir deste sábado 4 a exposição “Lugar de Incertezas”, do fotógrafo pernambucano Mateus Sá.
A mostra, organizada pelo Ponto de Cultura Coletivo daFOTO!, poderá ser visitada gratuitamente até 15 de novembro e propõe um mergulho em territórios onde memória e imaginação se confundem.
A inspiração do trabalho remonta a uma lembrança da infância do artista. Aos cinco anos, durante um acampamento no Vale da Lua, em Pernambuco, ele se perdeu da avó e do tio.
“O que resta desse evento é o registro esparso que atua no conjunto de indagações, uma área de sombra imprecisa na memória. Não sei por quanto tempo estive perdido, e nem tenho certeza do que se passou naquele momento”, recorda.
As fotografias reunidas funcionam como vestígios e invenções, entrelaçando fragmentos de lembranças, rastros e fabulações. Para Mateus, a fotografia é um meio que opera na fronteira da dúvida.
“Procuro estabelecer um discurso visual que oscile entre a materialidade do mundo físico e as especulações, lembranças e afetos”, explica.
A abertura da exposição terá visita guiada com o próprio fotógrafo, que compartilhará com o público detalhes de sua trajetória e de seu processo criativo.
A mostra também marca uma nova etapa para a Galeria do Mercado, que vem se consolidando como espaço de difusão da fotografia potiguar.
Mateus Sá é o quarto artista a ocupar o local após sua reestruturação, viabilizada pela Lei Aldir Blanc nº 16/2024 – Premiação de Pontos de Cultura, em ação realizada pela Prefeitura do Natal.
O investimento permitiu melhorias na galeria e reforçou o compromisso do Coletivo daFOTO! com a cena fotográfica local, ampliando a circulação de artistas e trabalhos que dialogam com diferentes linguagens visuais.
Nascido em Olinda (PE) em 1975, Mateus Sá atua na fotografia desde 1997. Formado em Relações Públicas e com especialização em Cultura e Comunicação, construiu uma carreira múltipla como fotógrafo, artista visual, curador, documentarista, professor e produtor cultural.
É fundador da MS3 Cinema e Artes Visuais e cofundador da Escola Livre de Imagem, do Projeto FotoLibras e da ONG Gema.
Também esteve à frente da Semana de Fotografia do Recife e participou de encontros importantes como Paraty em Foco, Foto em Pauta Tiradentes e Diário Contemporâneo.
Autor de livros como Lugar das Incertezas, Índios e Caboclos: Reencontros, A Cambinda do Cumbe e Luz do Litoral, investiga em suas obras temas como memória, espiritualidade e a relação entre homem e natureza.
Classificação Indicativa: Livre