Entretenimento
Publicado em 22/06/2025, às 19h20 Aryela Souza
A história de Amélia Duarte Machado, conhecida como "Viúva Machado" — uma figura fundamental e pouco contada na construção da identidade potiguar —, será celebrada em um evento duplo na Pinacoteca Potiguar.
A abertura da exposição “Viúva Machado – A grandeza de uma mulher” e o lançamento do livro homônimo, da pesquisadora Maria Elza Bezerra Cirne, acontecem no dia 26 de junho, às 17h, com entrada gratuita.
Resgatando a Memória de uma Mulher à Frente de Seu Tempo
O projeto entrelaça a publicação e a mostra para lançar luz sobre a trajetória de uma mulher que atravessou o século XX com firmeza, visão e coragem, rompendo silêncios e desafiando os padrões de seu tempo.
O objetivo é devolver ao estado a imagem restaurada de uma personalidade essencial para o patrimônio e a memória do Rio Grande do Norte. A exposição contará essa história a partir de obras visuais, documentos, ilustrações e mapas.
A curadoria e a expografia são assinadas por Angela Almeida e Rafael Sordi, com colaboração de Angélica Martins. A mostra conta ainda com a participação dos artistas Selma Meira, Sá Bezerra e Jota Clewton, além de obras da coleção pessoal de Manoel Onofre Neto.
Programação e Informações
Durante o período em que estiver em cartaz, até o dia 31 de julho, o público poderá participar de visitas mediadas diárias e de rodas de conversa com convidadas especiais, com datas que ainda serão divulgadas.
A exposição é uma realização da pesquisadora Maria Elza Bezerra Cirne.
O evento conta com o apoio do Sistema Fecomércio RN (por meio do Sesc RN), da Pinacoteca do RN, da Fundação José Augusto e do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Classificação Indicativa: Livre