Cidades
Publicado em 01/10/2025, às 14h18 Reprodução/Freepik Giovana Gurgel
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCSa) e o Grupo de Exercício Clínico e Envelhecimento (ExCE), do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, estão recrutando voluntários com 80 anos ou mais para participar do Estudo Natal, que investigará fatores de risco para quedas e eventos cardiovasculares em idosos de Natal.
Podem se inscrever residentes na cidade, lúcidos e capazes de caminhar por conta própria, mesmo que com apoio. É necessário possuir número do cartão do SUS e realizar a inscrição pelo link disponibilizado pelos pesquisadores.
A iniciativa visa compreender como o estilo de vida influencia o processo de envelhecimento, analisando a relação entre atividade física, tempo sedentário, sono e aptidão física com riscos como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
Além do atendimento presencial no campus central da UFRN, os participantes terão acesso a uma plataforma digital exclusiva para registro e acompanhamento contínuo.
O estudo oferece transporte gratuito de ida e volta para os idosos e acompanhantes, e inclui exames físicos e funcionais, avaliações sensoriais de visão, audição e cognição, densitometria óssea e exames de rigidez arterial.
Cada participante receberá, ao final, um relatório individual de saúde com orientações detalhadas sobre seu estado físico, permitindo acompanhamento personalizado.
Coordenado pelo professor Eduardo Caldas Costa, do Departamento de Educação Física (DEF/UFRN), o estudo acompanhará 500 idosos distribuídos entre os cinco distritos sanitários de Natal até 2028, monitorando quedas e eventos cardiovasculares adversos.
Profissionais da Rede de Atenção Primária de Natal, familiares e amigos podem indicar idosos com esse perfil para participação no estudo.
Mais informações podem ser obtidas pelo site EstudoNatal.com.br, pelo Instagram @estudo.natal ou pelo WhatsApp (84) 99679-5040.