Cidades
Em parceria com o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte), a Câmara Municipal de Parnamirim sediou a campanha "Cidadão Sangue Bom" nesta sexta-feira(12). A iniciativa abriu as portas da Casa Legislativa para a população de Parnamirim. Ao todo, 126 pessoas se apresentaram para doar, e 94 foram consideradas aptas.
O presidente da Câmara, Dr. César Maia, enfatizou a importância da iniciativa, destacando o papel do órgão em ações de grande relevância social.
"A Câmara Municipal de Parnamirim busca inovar mais uma vez, trazendo o Hemonorte até o nosso município com toda a estrutura física e logística, para reforçar o apoio nesse momento importante, no qual o estoque de bolsas de sangue está em estado crítico".
A campanha de divulgação da Câmara foi elogiada por Miriam Mafra, diretora do Departamento de Apoio Técnico (DAT) do Hemonorte. Ela se disse surpresa, pois esperava cerca de 60 doadores, mas o número de voluntários foi o dobro.
"Foi uma surpresa, pois esperávamos apenas umas 60 pessoas e tivemos mais do dobro”, afirmou a diretora. Ela acrescentou que "essa boa resposta da população, mostra o grau de esclarecimento dos que vieram”, em referência ao baixo número de pessoas inaptas para doar. A campanha teve apenas duas desistências.
Com o objetivo de reforçar a doação de sangue como um ato de cidadania, a ação contou com uma equipe de 15 profissionais do Hemonorte e ocorreu das 8h30 às 17h.
O público-alvo da iniciativa incluiu tanto os servidores da Câmara quanto a população de Parnamirim.
A ação buscou aumentar o número de doadores voluntários para garantir o estoque dos bancos de sangue e ajudar pacientes que precisam de transfusões.
Classificação Indicativa: Livre