Política
A vice-prefeita de Natal, Joanna Guerra (Republicanos), afirmou que a disputa pelo Governo do Rio Grande do Norte em 2026 será marcada pela polarização política e não haverá espaço para uma terceira via. Para ela, o eleitor potiguar terá de optar entre dois projetos distintos de Estado.
Em entrevista à TV Agora RN, Joanna destacou que a oposição só terá chances reais se caminhar unida. Ela manifestou preferência pelo ex-prefeito Álvaro Dias, atual presidente estadual do Republicanos, como candidato ao governo.
“Acredito que ele tem totais condições de assumir o Estado, é a pessoa preparada”, declarou.
Apesar da defesa pelo nome de Álvaro, a vice-prefeita frisou que há respeito por outros líderes oposicionistas, como os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (PSDB), que já sinalizaram interesse em disputar o cargo.
Questionada sobre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), Joanna reconheceu o afastamento em razão da aproximação dele com a senadora Zenaide Maia (PSD), vice-líder do Governo Lula no Senado.
“Foi um distanciamento natural, já que a senadora integra o grupo governista há oito anos”, explicou.
Como dirigente do Republicanos em Natal e secretária estadual de Mulheres Republicanas, Joanna disse que o partido seguirá sob o comando de Álvaro Dias no RN, com foco na expansão de diretórios e fortalecimento da legenda.
A vice-prefeita não descartou a possibilidade de disputar um cargo em 2026, mas assegurou que o foco atual é a gestão de Natal ao lado do prefeito Paulinho Freire. Ao mesmo tempo, apresentou um balanço da estreia do projeto “Prefeitura e Você”, que levou serviços da administração municipal ao bairro Lagoa Azul, na Zona Norte, no último sábado (20).
A ação reuniu 24 parceiros e ofertou mais de 130 serviços, chegando a quase 5.200 atendimentos. Entre os destaques estiveram consultas médicas com especialistas e emissão de documentos. A próxima edição acontecerá no dia 25 de outubro, no Planalto, abrangendo também Guarapes e Leningrado.
Joanna também avaliou o papel da oposição à gestão municipal, considerando legítimas as críticas, mas classificando algumas como excessivas.
Segundo ela, projetos importantes para o desenvolvimento da capital, como a revisão do Plano Diretor, a engorda da praia de Ponta Negra e a criação do Parque Linear da Roberto Freire, foram alvos de resistência, mas já apresentam resultados concretos.
Ela citou, por exemplo, que o novo Plano Diretor atraiu quase R$ 3 bilhões em investimentos e gerou cerca de 8 mil empregos na construção civil.
“Em tudo que a oposição se colocou contrária, hoje vemos que foi positivo para Natal”, resumiu.
Classificação Indicativa: Livre