Negócios

Comércio potiguar registra primeira queda de 2025; pior julho em dois anos

Foto: Acervo IBGE
Dados do IBGE mostram que o volume de vendas no RN caiu 0,1% em julho, marcando o pior desempenho do ano e do mês desde 2023  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Acervo IBGE
Giovana Gurgel

por Giovana Gurgel

[email protected]

Publicado em 11/09/2025, às 14h52



O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou em julho o pior desempenho do ano. Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de vendas caiu 0,1% em comparação com junho, resultado negativo inédito em 2025. O índice também representa o pior julho desde 2023, mesmo após ajuste sazonal.

Ao todo, 17 estados brasileiros tiveram retração no mês, incluindo cinco do Nordeste. No cenário nacional, a queda foi ainda maior: -0,3% em relação a junho, marcando o quarto recuo consecutivo do setor, que acumula perda de 1,1% no período.

Apesar da queda no volume, a receita nominal de vendas do comércio potiguar apresentou leve crescimento de 0,2% em julho. O resultado, no entanto, ficou bem abaixo do observado em junho, quando a alta foi de 2,2%.

Comparação anual mostra alta

Na comparação com julho de 2024, o comércio do Rio Grande do Norte mostrou crescimento de 4,8% no volume de vendas, acompanhado por uma elevação de 10,3% na receita nominal. No acumulado de 2025, a variação também se mantém positiva, com alta de 2,4% no volume e de 8% na receita.

Já considerando os últimos 12 meses, as vendas cresceram 3,8%, confirmando uma trajetória de recuperação apesar da oscilação mensal negativa registrada em julho.

No Brasil, por outro lado, o desempenho foi menos favorável. Frente a julho de 2024, o varejo nacional caiu 0,3% no volume de vendas e já acumula quatro meses de retração consecutiva.

Varejo ampliado amarga quinto pior resultado do país

O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças, material de construção e atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo, também sofreu em julho no Rio Grande do Norte.

O volume de vendas recuou 0,1% em relação a junho, desempenho que colocou o estado com o quinto pior resultado do Brasil e o segundo mais negativo do Nordeste.

Na comparação com julho do ano passado, o indicador ampliado teve retração de 2,5%. No acumulado de 2025, a variação é de -0,2%, enquanto nos últimos 12 meses há um crescimento modesto de 1,1%.

Em contrapartida, no cenário nacional, o comércio ampliado avançou 1,3% em julho frente ao mês anterior, sinalizando recuperação após sucessivas quedas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating