A Câmara Municipal de Natal recebeu nesta segunda-feira (29) a primeira visita da peregrinação da imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que marca o início dos festejos da Padroeira de Natal em 2025.
O evento contou com missa presidida pelo pároco da Catedral Metropolitana, Monsenhor Valquimar Nogueira, e reuniu parlamentares e servidores da Casa.
A peregrinação seguirá percorrendo instituições públicas e privadas, além de residências de fiéis, até 10 de novembro, véspera do início das celebrações em homenagem à Padroeira, que acontecem em 21 de novembro.
Benção e preparação para a festa
Monsenhor Nogueira explicou que a romaria visa abençoar os lares e instituições, preparando toda a cidade para a festa da Padroeira.
“É a visita da imagem da Nossa Senhora que vai aos lares e vai às instituições para abençoar e preparar toda a cidade do Natal para essa grande festa”, afirmou.
Durante a homilia, o pároco relembrou os 272 anos do descobrimento da imagem de Nossa Senhora no rio Potengi e citou o papa Francisco, destacando que a política pode ser uma forma elevada de caridade para com o próximo.
O tempo de permanência da imagem em cada local varia conforme o funcionamento da instituição ou acordo com os fiéis.
Missa foi realizada no plenário da Câmara Municipal de Natal – Foto: Francisco de Assis / CMN
Festa da Padroeira: marco religioso e cultural
As festividades em homenagem à Nossa Senhora da Apresentação ocorrerão de 11 a 21 de novembro. Monsenhor Nogueira destacou que a festa é um momento de confraternização e oração, reunindo não apenas católicos, mas pessoas de diferentes crenças.
“A imagem de Nossa Senhora da Apresentação é um marco na nossa cidade, não só religioso, mas também cultural”, concluiu.