Política
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira (9) que as lives do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contaram com o uso de robôs para disseminar desinformação em larga escala. A declaração foi feita durante o julgamento da ação penal que investiga a tentativa de golpe de Estado no Brasil.
Segundo Moraes, havia um “complexo sistema de financiamento, produção e divulgação” de conteúdos falsos, impulsionado por robôs digitais e pelas chamadas “milícias digitais”, com o objetivo de atacar os poderes constituídos.
As observações do ministro se deram ao analisar o segundo dos 13 atos atribuídos a Bolsonaro entre junho de 2021 e 8 de janeiro de 2023, período que, segundo a acusação, comprova a existência de uma organização criminosa sob liderança do ex-presidente.
Antes de avançar para o mérito da ação, Moraes já havia rejeitado todas as questões preliminares levantadas pelas defesas dos réus. Agora, seu voto decidirá se Bolsonaro e outros sete acusados serão condenados ou absolvidos pelas condutas atribuídas no processo.
O julgamento segue no plenário do STF, com expectativa de novos posicionamentos dos demais ministros ao longo da semana.
Classificação Indicativa: Livre