Política
A vereadora Brisa Bracchi (PT) se manifestou nesta segunda-feira (18) contra o pedido de cassação apresentado por Matheus Faustino (União Brasil). O parlamentar a acusa de ter utilizado verba pública para financiar o evento “Rolé Vermelho”, realizado em Natal.
Em nota oficial, Brisa afirmou que a iniciativa faz parte do apoio cultural do mandato e rejeitou a acusação de desvio para fins político-partidários.
Apoio à cena artística da capital
Brisa destacou que seu mandato sempre priorizou a valorização da cultura em todas as regiões da cidade. “Nosso mandato sempre apoiou a cultura de Natal, incentivando iniciativas em todas as zonas da cidade, nas diversas linguagens artísticas, valorizando artistas locais e fortalecendo espaços culturais da cidade. O evento ‘Rolé Vermelho’, ocorrido no último dia 09/08, se insere nesse compromisso”, declarou.
Recursos foram registrados em Diário Oficial
A parlamentar afirmou que os valores destinados ao evento foram utilizados de forma transparente. “Conforme se vê publicamente no Diário Oficial do Município do Natal, edição nº 5823 de 08 de agosto de 2025, nosso mandato limitou-se a apoiar o evento ‘Rolé Vermelho’ destinando orçamento para contratação de parte dos artistas de notoriedade pública na cidade que se apresentaram no dia, em processos conduzidos com lisura, responsabilidade e transparência.”
Acusação de perseguição política
Brisa acusou setores adversários de manipular os fatos. “Notadamente, há uma tentativa de se distorcer a verdade, afirmando que o orçamento teria sido direcionado para ação de caráter partidário do Partido dos Trabalhadores, e veiculando um valor que não corresponde ao que fora destinado pelo mandato. Tais elementos não são verdades e compõem uma narrativa que visa criminalizar a atuação de quem defende a cultura.”
Tentativa de cassação
Sobre o processo aberto por Faustino, a petista classificou a iniciativa como perseguição política. “A tentativa de instaurar um processo de cassação do nosso mandato comprova como querem se utilizar dos fatos já elucidados para promover perseguição política à nossa atuação dentro da Câmara e na cidade. Não é a primeira vez que o vereador Matheus Faustino se utiliza desses caminhos para tentar deslegitimar parlamentares do Partido dos Trabalhadores. Não nos silenciarão.”
Compromisso com a cultura de Natal
Encerrando a nota, Brisa reafirmou que seguirá trabalhando em defesa da cena cultural. “Nosso mandato, orientado pelo seu compromisso na defesa da cultura de Natal, seguirá atuando de maneira a fortalecer equipamentos culturais que resistem e atuam como vetores da nossa cultura, e, ainda, seguirá promovendo a cena artística de Natal de forma transparente, responsável e comprometida com a diversidade de expressões culturais e pluralidade de ideias.”
Classificação Indicativa: Livre