Política
por José Nilton Jr.
Publicado em 30/07/2025, às 16h04
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), atual presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, disse que a missão parlamentar brasileira enviada aos EUA conseguiu alcançar avanços importantes em relação ao diálogo com autoridades norte-americanas.
O principal assunto abordado durante a conversa foi a tentativa de barrar a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros. Essa medida, anunciada pelo atual presidente dos Estados Unidos Donald Trump, deve entrar em vigor no dia 1º de agosto. A declaração do senador brasileiro foi divulgada nesta quarta-feira (30).
Transmitiu a preocupação para os norte-americanos
De acordo com Trad, o grupo composto por brasileiros foi recebido por nove congressistas dos Estados Unidos, sendo oito democratas e um republicano. Ainda segundo o senador, o grupo conseguiu transmitir a preocupação com os impactos da medida.
“Não temos competência para negociar diretamente, pois somos do Legislativo, não do Executivo. Mas abrimos caminhos para que o diálogo seja fortalecido”, declarou o senador brasileiro durante fala em uma entrevista coletiva em Washington.
A comitiva também se reuniu com pessoas ligadas à Embaixada do Brasil e com empresários brasileiros que vivem nos EUA. O objetivo é conseguir apoio institucional e econômico, evitando, dessa maneira, que a relação entre Brasil e Estados Unidos se agrave.
Manifesto empresarial está em construção
Ainda nesta quarta-feira (30), os senadores do Brasil se encontrarão com pessoas que integram a Americas Society/Council of the Americas, uma entidade que junta lideranças civis e empresariais influentes.
É esperando que, durante a reunião, seja elaborado um manifesto de apoio à continuidade das negociações, bem como a suspensão do tarifaço imposto por Trump.
Leia também
Além de Nelsinho Trad, estão presentes na missão os senadores Tereza Cristina (PP-MS); Astronauta Marcos Pontes (PL-SP); Rogério Carvalho (PT-SE); Jaques Wagner (PT-BA); Carlos Viana (Podemos-MG); Fernando Farias (MDB-AL); e Esperidião Amin (PP-SC).
A diversidade de representantes presentes no grupo enviado aos EUA foi destacada por Trad como um sinal da união nacional diante da crise comercial.
Mesmo sem poder de decisão, a missão tem como objetivo fortalecer os laços diplomáticos e preparar o terreno para futuras negociações entre os governos.
Classificação Indicativa: Livre