Política

Governo dos EUA agenda primeiro teste de sistema antimísseis: saiba como funcionará

Previsto para o final de 2028, o teste do Domo de Ouro pode influenciar as eleições presidenciais nos Estados Unidos. - Reprodução/YouTube
O governo dos EUA programou o teste do Domo de Ouro para 2028, visando aumentar a segurança nacional diante de novas ameaças  |   BNews Natal - Divulgação Previsto para o final de 2028, o teste do Domo de Ouro pode influenciar as eleições presidenciais nos Estados Unidos. - Reprodução/YouTube

por Aryela Souza

Publicado em 03/08/2025, às 08h56



O governo dos Estados Unidos agendou o primeiro teste do sistema de defesa antimísseis, o Domo de Ouro, através do Pentágono. Fontes indicam que a simulação do projeto avaliado em US$ 175 bilhões, o equivalente a R$ 1 trilhão, está prevista para 2028, pouco antes das eleições presidenciais. 

Apesar de curto, o prazo prevê que militares possam executar a promessa feita pelo presidente em maio deste ano, devido ao aumento de ameaças de ataques ao território estadunidense. Donald Trump acredita que os testes serão concluídos em pelo menos três anos e o resultado final será entregue até o final de seu mandato, em 2029.  

Uma vez totalmente construído, o Domo de Ouro será capaz de interceptar mísseis mesmo que sejam lançados de outros cantos do mundo", garantiu, na época. 

O principal objetivo do Domo de Ouro é detectar e destruir mísseis antes do lançamento, interceptá-los no estágio inicial e detê-los no ar ou nos minutos finais, no caminho em direção ao alvo. 

Uma arma em comum

O sistema antimísseis dos Estados Unidos é, na verdade, inspirado no Domo de Ferro de Israel. Projetado e desenvolvido com o apoio do governo norte-americano, o dispositivo intercepta e destrói foguetes de curto alcance e bombas de artilharia. Desde que foi implantado, na última década, o sistema já interceptou milhares de ataques. 

A tecnologia funciona através do cálculo da trajetória do míssil inimigo, verificando se uma área urbana pode ser o alvo do bombardeio. Em seguida, lança-se um contra-ataque para interceptar e explodir o foguete inimigo ainda no ar. 

O Domo de Ferro se destaca sobretudo por sua mobilidade, já que pode ser transportado para qualquer lugar do país. Outra vantagem é que as baterias com os mísseis interceptores podem ser instaladas em veículos militares. 

A eficiência da ferramenta foi testada diversas vezes, durante ofensivas militares na Faixa de Gaza e no Líbano. Contudo, não é à prova de falhas, e alguns mísseis podem ultrapassar a barreira, como visto durante a retaliação do Irã, resultando em ao menos três cidadãos israelenses mortos e 82 feridos, em junho deste ano. 

Israel possui ainda outros quatro sistemas de defesa: A Seta, Estilingue de David, Viga de Ferro e Patriota.

Teste do Domo de Ouro

O teste inicial do sistema antimísseis dos Estados Unidos está agendado para o quarto trimestre de 2028, uma data emblemática proposta para exibir resultados na véspera das eleições do país.   

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating