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Publicado em 22/06/2025, às 20h15 BNews Natal
O Volkswagen Gol GTI, ícone dos anos 90, virou ouro no mercado de colecionadores de carros. Segundo o Guia Quatro Rodas, o veículo está valendo mais de R$ 370 mil, superando até o BMW X1 - SUV de luxo zero-quilômetro. O modelo histórico foi o primeiro carro brasileiro com injeção eletrônica e conquistou gerações. Agora brilha no mercado de clássicos antigos.
A combinação de raridade, nostalgia e alta demanda por peças originais impulsionou o valor Gol GTI neste ano de 2025. Para os amantes dos clássicos, ele tornou-se símbolo de exclusividade.
Lançado no fim dos anos 80, foi o primeiro carro brasileiro com um motor 2.0 de 120 cv e injeção eletrônica. Na época virou febre para quem podia comprar e gostava de potência. Hoje, é considerado uma verdadeira relíquia. Por causa disso, o preco disparou.
“É oferta e procura, simples assim. O Gol GTI era o sonho de muita gente naquela época, e hoje quem não pôde comprar na juventude tá correndo atrás”, explicou colecionador Reginaldo Ricardo, o famoso “Reginaldo de Campinas”, em entrevista que concedeu ao UOL Carros. Ele ainda destacou que restaurar um GTI pode custar mais de R$ 300 mil, já que encontrar peças originais é quase como garimpar ouro.
Reginaldo anunciou a venda de um exemplar de 1991, por R$ 370 mil. O carro, é equipado com bancos Recaro, câmbio manual de cinco marchas, vai de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos e atinge 185 km/h de velocidade máxima.
Gol GTI x BMW X1
Para ter ideia do fenômeno, o preço desse Gol GTI 1991 supera o de um BMW X1, o SUV mais vendido da categoria no Brasil em 2024, que começa em R$ 318.950, segundo a revista Quatro Rodas. Na balança o que vale mais: tecnologia de ponta ou o valor emocional?
“O GTI é mais que um carro, é uma memória viva dos anos 90”, diz João Silva, presidente do Clube do Gol GTI de São Paulo, em entrevista recente ao programa de TV Auto Esporte.
O mercado de carros clássicos no Brasil segue aquecido. Dados da Fenabrave mostram que o interesse por veículos antigos cresceu 15% em 2024, impulsionado por colecionadores e investidores e o Volkswagen Gol GTI é um dos protagonistas.
No mercado global de carros clássicos, também se detecta alta. Segundo a Hagerty, empresa especializada em veículos de coleção, modelos icônicos dos anos 80 e 90 valorizaram até 30% nos últimos cinco anos.
Lei da oferta e procura
A valorização tem explicação. Primeiro, a nostalgia: quem cresceu vendo o carro nas ruas e não pode comprar, agora com dinheiro pode realizar o sonho de infância ou juventude. Segundo, a escassez de peças originais e do próprio produto mais exclusivo.
Outros carros na mira dos colecionadores
Além do Gol GTI, especialistas apontam que outros modelos da Volkswagen, como o Jetta GLI e o Golf GTI, também estão começando a ser disputados. Até o compacto up! TSI, que saiu de linha recentemente, já aparece em anúncios por até R$ 99 mil, conforme noticiado pelo Motor1. Todos carros com apelo esportivo e história marcante.
Vale o investimento?
Não estamos falando de comprar um carro, mas em investir em história. Esse é o argumento de quem desembolsa valores acima do preço de mercado dos carros novos para comprar um clássico mais caro. Para colecionadores, o valor compensa sim.
“Um GTI bem conservado pode valorizar ainda mais em 10 anos”, prevê Reginaldo.
É claro que esse mercado tem público específico. Para quem busca um veículo para uso diário, um BMW X1 ou outro SUV moderno é mais negócio. Vai depender do que você procura: tecnologia ou nostalgia.
Classificação Indicativa: Livre