Geral

Papa Leão XIV: norte-americano, Prevost marca nova fase da Igreja

Papa Leão XIV - Franco Origlia/Getty Images
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa dos EUA e promete continuidade às reformas de Francisco em seu novo papado  |   BNews Natal - Divulgação Papa Leão XIV - Franco Origlia/Getty Images

Publicado em 08/05/2025, às 15h08   Redação



Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito o novo papa nesta quinta-feira (8), tornando-se o primeiro pontífice oriundo dos Estados Unidos — um país de maioria protestante — e o primeiro norte-americano a ocupar a liderança da Igreja Católica. Ao ser apresentado como Leão XIV na sacada da Basílica de São Pedro, ele deu início a um papado que promete continuidade às reformas promovidas por Francisco.

“Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas”, disse em sua primeira mensagem pública. “Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano”, completou, fazendo referência à ordem religiosa à qual pertence desde 1985, quando ingressou nos agostinianos já em missão no Peru.

Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru, onde atuou durante uma década e enfrentou inclusive o regime de Alberto Fujimori. Ordenado padre em 1982, foi enviado a Roma para estudar direito canônico e, em 2014, tornou-se administrador da Diocese de Chiclayo. No cargo, enfrentou a principal crise de sua trajetória, em 2023, quando foi acusado de acobertar casos de abuso sexual cometidos por dois padres.

No Vaticano, ocupava duas posições estratégicas: prefeito do Dicastério para os Bispos, responsável pela nomeação dos bispos ao redor do mundo, e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina. Era visto como um nome reformista, discreto, de fala serena e fiel ao projeto pastoral de Francisco. A vaticanista Mirticeli Medeiros o definiu como “moderadíssimo, discretíssimo”, em entrevista recente ao podcast O Assunto.

Em seu discurso inicial como pontífice, Leão XIV agradeceu a Francisco e prometeu seguir “com sua bênção”. Alternando italiano e espanhol, prestou homenagem ao episcopado vivido no Peru e encerrou sua fala com a oração da Ave Maria, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro.

Conclave

A eleição de Prevost se deu no segundo dia de conclave, após quatro votações e uma manhã marcada por fumaça preta. A fumaça branca que sinalizou a escolha surgiu às 13h07 (horário de Brasília), encerrando o período de Sé Vacante e marcando o início de um novo papado. O colégio eleitoral foi composto por 133 cardeais, sete deles brasileiros.

A escolha acontece 17 dias após a morte de Francisco, vítima de um AVC e insuficiência cardíaca. Ao longo de 12 anos, o papa argentino promoveu reformas históricas, buscou maior aproximação com os fiéis e deixou como legado uma Igreja voltada ao diálogo, mas também desafiada por um catolicismo em retração global.

Com Leão XIV, o Vaticano sinaliza a intenção de manter esse curso, mas agora sob a condução de um papa com raízes agostinianas e trajetória construída entre o Norte e o Sul das Américas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating