Geral
Publicado em 08/05/2025, às 15h04 Redação
“Sou um filho de Santo Agostinho. Um agostiniano.” Foi assim que o cardeal Robert Francis Prevost se apresentou ao mundo como novo papa, logo após ser anunciado como sucessor de Francisco nesta quinta-feira (8). Agora conhecido como Leão XIV, o pontífice usou seu primeiro discurso para enviar uma mensagem de paz e reforçar sua identidade religiosa.
“Quero que essa saudação de paz entre no coração de vocês, a todas as pessoas”, declarou da sacada da Basílica de São Pedro. “Deus ama a todos, e o mal não prevalecerá.” Leão XIV também fez questão de homenagear seu antecessor, agradecendo a Francisco e afirmando que deseja “prosseguir com a bênção” do papa argentino.
A eleição aconteceu no quarto escrutínio do conclave, após três rodadas de votação sem consenso. A fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília), confirmando que os cardeais haviam chegado a um acordo. O anúncio oficial foi feito cerca de uma hora depois.
O conclave teve início na quarta-feira (7) e reuniu 133 cardeais com direito a voto, entre eles sete brasileiros. A escolha de Prevost, que surgiu como nome de consenso após rodadas intensas de deliberação, marca uma continuidade com o pontificado anterior, mas também indica uma possível ênfase nas raízes agostinianas e na formação espiritual do novo líder da Igreja Católica.
Classificação Indicativa: Livre