Geral

Instituto de Pesos e Medidas do RN mostra crescimento histórico em fiscalizações e reforça estrutura; confira

Reprodução/Assessoria
Instituto de Pesos e Medidas do RN registra mais de 16 mil fiscalizações, destacando avanços em infraestrutura e valorização de servidores  |   BNews Natal - Divulgação Reprodução/Assessoria
Giovana Gurgel

por Giovana Gurgel

[email protected]

Publicado em 08/09/2025, às 13h38



O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (IPEM/RN) completou 120 dias de nova gestão com resultados expressivos. Nesse período, o órgão registrou mais de 16 mil verificações em instrumentos como bombas de gasolina, balanças, taxímetros e radares, alcançando um crescimento acumulado de cerca de 50% nas fiscalizações entre maio e agosto.

O balanço também destaca avanços em infraestrutura, modernização administrativa e valorização dos servidores.

Crescimento nas fiscalizações

Em maio, foram realizadas 2.735 fiscalizações, número que subiu para 3.976 em junho, 5.221 em julho e 4.440 em agosto. A retomada da capacidade operacional do instituto fortalece as ações de proteção ao consumidor potiguar.

Entre as operações, destaca-se a Medida Certa, realizada em junho, que fiscalizou bombas de combustíveis e balanças de supermercados.

Também houve antecipação da chegada de veículos para ampliar a frota de fiscalização, recuperação de equipamentos parados e modernização do atendimento de taxímetros, agora oferecido na Central do Cidadão da Zona Oeste de Natal.

Reprodução/Assessoria

Avanços administrativos e valorização dos servidores

A nova gestão também implementou medidas voltadas à organização interna e ao bem-estar dos funcionários. Entre elas, a regulamentação de verba indenizatória, o pagamento de débitos retroativos, a concessão de adicional de periculosidade e a regularização de cessões de servidores pendentes.

Outras ações incluem a legalização do terreno para a futura sede em Mossoró, tratativas para a construção de um Laboratório Têxtil em parceria com a iniciativa privada e a assinatura de contrato com o Senai de Campina Grande para calibração de instrumentos.

“O compromisso assumido com a governadora Fátima Bezerra foi de fortalecer o IPEM/RN. Intensificamos a fiscalização, modernizamos setores e investimos na valorização dos servidores. Os resultados refletem a dedicação de toda a equipe”, afirmou o diretor-geral do instituto, Itamar Ciríaco.

Reprodução/Assessoria

Operação Eficiência Energética

Outra frente de atuação foi a Operação Especial Eficiência Energética, realizada em agosto, que fiscalizou 622 produtos em Natal e São Gonçalo do Amarante. A ação verificou a presença da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) em eletrodomésticos como televisores, refrigeradores, máquinas de lavar e aparelhos de ar-condicionado.

Dez televisores foram identificados sem a etiqueta, que é obrigatória e deve estar visível ao consumidor. Os estabelecimentos foram autuados e poderão ser multados. A ENCE integra o Programa Brasileiro de Etiquetagem e classifica os produtos de acordo com o consumo de energia elétrica, do nível A (mais eficiente) ao E (menos eficiente).

Reprodução/Assessoria

Papel estratégico do IPEM/RN

Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Sedec/RN), o IPEM/RN é um órgão delegado do Inmetro e atua diretamente na proteção do consumidor.

Os avanços dos últimos quatro meses sinalizam uma nova fase para a instituição, que busca unir eficiência operacional, inovação e valorização de seus servidores.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating