Política

Alexandre de Moraes determina que AGU adote medidas para garantir extradição de Carla Zambelli

De acordo com as investigações, Zambelli trabalhou como uma mentora da invasão ao sistema do CNJ. A parlamentar teria recrutado o hacker Walter Delgatti  |  Condenada a dez anos de reclusão pelo Supremo, Zambelli foi embora do Brasil rumo à Europa - Lula Marques/Agência Brasil

Publicado em 31/07/2025, às 15h46   Condenada a dez anos de reclusão pelo Supremo, Zambelli foi embora do Brasil rumo à Europa - Lula Marques/Agência Brasil   José Nilton Jr.

Foi determinado por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que a Advocacia-Geral da União (AGU) execute as medidas cabíveis e necessárias para a realização da extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Atualmente, Zambelli segue detida na Itália.

A decisão, tomada pelo ministro nesta quinta-feira (31), surge após o STF ser informado de maneira oficial a respeito da prisão de Zambelli.

Notifique-se a Advocacia-Geral da União para acompanhar e tomar as medidas apropriadas e necessárias relativas ao processo de extradição da ré, registrou Moraes.

A prisão da parlamentar aconteceu na última terça-feira (29), após a tentativa de evitar o cumprimento de um mandado de prisão expedido pelo próprio ministro.

Condenada a dez anos de reclusão pelo Supremo, Zambelli foi embora do Brasil rumo à Europa. Ela buscava asilo político na Itália. A prisão foi imposta por causa da participação de Zambelli na invasão do sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023.

Leia também

A parlamentar também foi condenada a pagar R$ 2 milhões de reais por danos causados ao coletivo.

Planejamento de ataque e criação de documento falso

De acordo com as investigações, Zambelli trabalhou como uma mentora da invasão ao sistema do CNJ.

A parlamentar teria recrutado o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado no no mesmo processo, para executar a invasão dos sistemas e criar um mandado de prisão falso contra Alexandre de Moraes.

Durante seu depoimento, Walter Delgatti alegou ter atuado sob orientação de Zambelli. 

Classificação Indicativa: Livre


TagsPolíticaPrisãoStfAlexandre de moraesItáliaParlamentarExtradiçãoCarla Zambelli