Política
Publicado em 29/07/2025, às 17h04 BNews Natal
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália, após ser localizada em um apartamento na capital italiana. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil.
Ela estava foragida desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) a condenou a dez anos de prisão pelo envolvimento no caso da invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A localização da parlamentar só foi possível graças à atuação do deputado italiano Angelo Bonelli. Por meio da rede social X, Bonelli revelou que forneceu à polícia o endereço onde Zambelli estaria escondida. “Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, publicou na segunda-feira (28).
Zambelli havia fugido para a Itália após a condenação e teve o nome incluído na lista de procurados da Interpol. O Ministério da Justiça brasileiro já havia solicitado oficialmente sua extradição.
Condenação no Brasil e investigação internacional
A decisão do STF contra Zambelli foi motivada por sua suposta participação em uma organização criminosa digital responsável por ataques cibernéticos ao Judiciário. Desde então, a ex-parlamentar deixou o Brasil e passou a residir na Itália, país onde possui cidadania.
A atuação da Interpol e das autoridades brasileiras foi decisiva para pressionar pela captura. A prisão representa um avanço nos esforços de cooperação internacional para garantir o cumprimento da sentença imposta pelo Judiciário brasileiro.
A expectativa agora é que o governo italiano se posicione oficialmente sobre o pedido de extradição nos próximos dias.
Deputado europeu virou peça-chave na captura
A colaboração entre os parlamentares, mesmo de diferentes países, foi fundamental no desfecho do caso. Ao denunciar o paradeiro de Zambelli, o deputado Angelo Bonelli assumiu papel de destaque na articulação que levou à sua prisão.
Segundo o parlamentar, a brasileira estava em um apartamento na cidade de Roma e, com a denúncia feita, agentes italianos iniciaram a operação que resultou na detenção da ex-deputada.
O caso segue sob atenção internacional, e a possível repatriação de Zambelli deve se tornar pauta diplomática entre Brasil e Itália nos próximos dias.
Classificação Indicativa: Livre