Política

Fugitiva, Zambelli quer virar deputada na Itália e desafiar condenação no Brasil

© Lula Marques/ EBC
Com cidadania italiana, Zambelli busca provar sua inocência e retornar ao Congresso Nacional, enquanto planeja sua carreira política na Itália  |   BNews Natal - Divulgação © Lula Marques/ EBC

Publicado em 14/07/2025, às 13h36   BNews Natal



A deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) estuda se filiar a um partido político italiano para concorrer às eleições na Itália, país onde se refugiou após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal. Com cidadania italiana, a parlamentar tenta manter vivo o projeto político, apesar da sentença de 10 anos de prisão que pesa contra ela no Brasil.

Segundo o advogado Fabio Pagnozzi, que falou nesta segunda-feira (14/7), o principal objetivo de Zambelli ainda seria comprovar inocência e retornar ao Congresso Nacional.

“A prioridade da deputada é provar a inocência e retornar ao Brasil para continuar com a atuação legislativa. É o que ela quer. Se isso não for possível, ela pretende ingressar em uma legenda na Itália para concorrer nas eleições italianas e prosseguir com o trabalho político”, declarou o defensor.

Defesa tenta evitar status de foragida

Enquanto planeja o futuro, a defesa enviou requerimento à Interpol para saber se o nome de Zambelli foi incluído na lista de foragidos internacionais. A parlamentar afirma que deixou o país por temer perseguição política durante o julgamento do recurso da condenação. Desde que chegou à Itália, Zambelli tem buscado apoio de lideranças conservadoras locais e iniciado conversas com partidos de direita.

A fuga gerou críticas e ampliou a pressão sobre a Câmara dos Deputados, que será responsável por decidir se mantém ou cassa o mandato parlamentar de Zambelli.

Câmara deve votar cassação do mandato

Apesar da sentença do Supremo Tribunal Federal, a perda definitiva do mandato só ocorrerá após a votação na Casa Legislativa. Caso os deputados decidam preservar o mandato, a defesa pretende usar essa decisão como prova de que a parlamentar seria alvo de perseguição e não teve direito a um julgamento justo. Enquanto isso, o futuro político de Carla Zambelli segue indefinido, dividido entre os tribunais brasileiros e as urnas italianas.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating