Negócios
Publicado em 01/07/2025, às 23h17 - Atualizado às 23h37 BNews Natal
Quem ainda tem dúvidas sobre as vantagens do carro elétrico, aqui vai o resultado de uma pesquisa com pessoas que já experimentaram os novos veículos. A pergunta foi simples: você testou o carro elétrico, quer voltar ao veículo por combustão?
O novo estudo realizado pela Zap-Map, serviço de acesso a pontos de recarga no Reino Unido, mostrou que 97% dos donos de carros elétricos não pensam em voltar atrás, mas apontam falhas na recarga pública. Entre os 3.746 entrevistados, apenas 3% consideram trocar o veículo elétrico por um modelo a gasolina ou diesel.
A pesquisa, feita em outubro de 2024, avaliou o comportamento e a opinião dos motoristas sobre vários aspectos da experiência com o carro elétrico. A satisfação geral foi alta.
Os motoristas deram nota média de 87 em 100 aos seus veículos. Os principais motivos apontados para isso foram: menor custo de uso e manutenção (78%), benefícios ambientais (73%) e melhor desempenho (65%).
Apesar do alto nível de aprovação dos veículos elétricos, o estudo revelou que ainda há pontos que precisam de atenção. Um deles é a estrutura de recarga pública.
Mesmo com 79% dos motoristas tendo carregadores domésticos, mais da metade (51%) afirmou ainda usar a recarga pública pelo menos uma vez por mês. Isso mostra como essa rede continua sendo essencial para o dia a dia dos motoristas e precisa estar pronta para a nova demanda.
A infraestrutura pública, entretanto, ainda apresenta falhas. Um dos exemplos vem da Espanha, onde há carência de pontos de carga rápida, com potência de 150 kW ou mais.
Além disso, muitos equipamentos não informam se estão funcionando ou não. Segundo levantamento, um em cada quatro pontos de abastecimento não apresenta esse tipo de informação.
Supermercados deixam de ser opção de recarga
Outro dado curioso revelado pelo estudo da Zap-Map é a queda no uso dos carregadores instalados em estacionamentos de supermercados. No Reino Unido, esse uso caiu 32%. A explicação pode estar na eliminação da recarga gratuita nesses locais.
Além disso, os equipamentos instalados em supermercados geralmente são mais lentos, com potência de até 22 kW, fato que também pode ter contribuído para a queda na preferência.
Se o único ponto de reclamação são locais escassos para abastecimento, superado esse entrave, a tendência é de crescimento ainda maior dessa nova frota silenciosa que já circula pelas cidades de todo mundo, inclusive com crescimento acelerado no Brasil.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que o país ultrapassou 100 mil unidades elétricas e híbridas em circulação em 2024.
RN tem elétricos em alta
O Rio Grande do Norte contabiliza 3.017 veículos 100% elétricos em circulação até junho de 2025, um salto de 607% ante os 427 registrados em 2022, segundo dados do Detran-RN.
Natal responde por mais da metade (52,5%) desses automóveis, com 1.583 unidades. O crescimento acelerou entre 2023 e 2024, com alta de 174%, e já acumula 24% apenas nos primeiros cinco meses deste ano.
Crea-RN orienta sobre recarga de veículos elétricos em novas e antigas edificações
[VÍDEO] BYD expande mercado de carros elétricos no RN; diretor tira dúvidas, fala de consumo, bateria, peças e segurança
Número de veículos elétricos em Natal dispara; veja os dados no RN