Geral

Sargento potiguar conquista vaga no maior prêmio literário do Brasil; confira

O livro 'Flor do Mandacaru' é um dos dez semifinalistas do Prêmio Jabuti, a mais importante premiação literária do Brasil  |  Reprodução/Assessoria

Publicado em 30/09/2025, às 12h31   Reprodução/Assessoria   Giovana Gurgel

O livro "Flor do Mandacaru - O Amor em meio ao Cangaço", escrito pelo 2º sargento da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, Claudionor de Oliveira Júnior, conhecido como "Teimoso Zen", está entre os dez semifinalistas da categoria autor estreante do Prêmio Jabuti de Literatura, a mais importante premiação literária do país concedida pela Câmara Brasileira do Livro.

Tradição literária em disputa

Nesta edição do prêmio, 4.530 obras concorreram em 23 categorias que vão de poesia, contos e crônicas até design gráfico e capa. Entre elas, apenas dez trabalhos foram selecionados em cada segmento para a semifinal.

A escolha dos cinco finalistas acontecerá em 7 de outubro e, no dia 27 do mesmo mês, serão revelados os vencedores durante cerimônia de gala no Rio de Janeiro.

Além do Jabuti, Claudionor também disputa o Prêmio Candango, em Brasília, na categoria Melhor Romance, cujo resultado será divulgado nesta quarta-feira, 1º de setembro.

O escritor ainda figura como candidato no Prêmio São Paulo de Literatura, na categoria autor estreante, em data a ser confirmada.

Reprodução/Assessoria

A obra e sua inspiração

O romance "Flor do Mandacaru - O Amor em meio ao Cangaço" tem forte identidade regional e é inspirado na trajetória de Jesuíno Brilhante, o chamado "Cangaceiro Romântico".

Nascido em 1844, na zona rural de Patu, no Oeste potiguar, Jesuíno tornou-se bandoleiro em 1871, após ver o irmão agredido em público e ter uma cabra roubada.

Considerado um defensor dos pobres, ele era conhecido por redistribuir alimentos saqueados dos coronéis, proteger crianças, idosos e mulheres ultrajadas. Adorado pela população carente, foi emboscado e morto em 1879, em Belém do Brejo do Cruz, na Paraíba, após ser atingido por dois tiros.

O sargento escritor

Com 24 anos de atuação na Polícia Militar, o 2º sargento Claudionor é lotado no Batalhão de Policiamento Escolar e Prevenção às Drogas e Violência, onde atua como instrutor do PROERD.

Sua atuação também se estende ao voluntariado, já que integra a Cruz Vermelha RN, onde coordena e ministra cursos de Atendimento Pré-Hospitalar.

Reprodução/Assessoria

Classificação Indicativa: Livre


TagsCultura nordestinaPolícia Militar do RNPrêmio JabutiJesuíno BrilhanteFlor do MandacaruPrêmio CandangoClaudionor de Oliveira Júniorautor estreantecangaço nordestinoliteratura potiguar