Entretenimento
Publicado em 02/10/2025, às 13h28 Divulgação/Moraes Neto/Sebrae Giovana Gurgel
A Pinacoteca do Estado recebe neste fim de semana a exposição “Feito Potiguar: Identidade e Memória das Artes Visuais do RN”, reunindo obras de 51 artistas que ajudaram a moldar a identidade visual do estado. A mostra abre as portas no sábado (4) e domingo (5) e oferece programação cultural gratuita para o público.
A exposição é resultado de uma parceria entre o Sebrae-RN e o Conselho Estadual de Cultura, com apoio institucional do Governo do RN, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação José Augusto, que administra o Palácio Potengi, sede da Pinacoteca do Estado.
As obras apresentadas datam do final do século XIX e incluem peças inéditas, muitas retiradas diretamente do acervo da instituição, oferecendo um panorama da evolução das artes visuais potiguares.
O curador Manoel Onofre explica que a mostra busca revelar:
“as diversas camadas que compõem o ser potiguar, da representação do cotidiano à exaltação da cultura popular, da natureza e do legado feminino, unindo passado e presente, tradição e inovação”.
A exposição está dividida em quatro módulos:
Poética Fundante: paisagens do litoral e sertão, casarios históricos, trabalhadores do campo e figuras populares.
Cascudo, as Tradições e o Folclore: celebração das festas populares, ritos de fé e misticismo do povo potiguar.
Natureza Viva: destaque para a flora e fauna, com atenção especial ao caju, símbolo do estado.
Feito Feminino: tributo às mulheres que romperam barreiras e contribuíram para as artes visuais no RN.
Entre os destaques, Onofre cita uma tapeçaria de Dorian Gray com 4 metros de extensão, nunca antes exibida, e uma obra de Joaquim Fabrício, resgatada com apoio de inteligência artificial.
Outros nomes de peso como Erasmo Xavier, Moura Rabello, Newton Navarro, Xico Santeiro, Maria do Santíssimo, Leopoldo Nelson e Zaíra Caldas também compõem a seleção.
A mostra ainda presta homenagem a dois grandes artistas recentemente falecidos: Célia Albuquerque e Vatenor, conhecido como “o pintor dos cajus”.
Quando: até 30 de novembro
Onde: Palácio da Cultura - Pinacoteca do Estado do RN, Praça Sete de Setembro, s/n - Cidade Alta, Natal
Funcionamento: fechado nesta sexta-feira (3); aberto sábado e domingo, das 9h às 16h; de terça a sexta, das 8h às 16h
Entrada: gratuita