Geral
O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), conhecido por ser a maior instituição de educação profissional da América Latina, que já formou mais de 88 milhões de profissionais, anunciou recentemente a abertura de 700 vagas gratuitas para cursos técnicos e de aprendizagem profissional em diversas regiões do Brasil.
A iniciativa, em parceria com a empresa Petrobras, oferecerá aos participantes carteira assinada e também auxílio mensal no valor de um salário-mínimo (atualmente em R$ 1.518,00) para jornada de 20 horas semanais.
E quais serão os benefícios?
De acordo com o portal Catraca Livre, os estudantes terão contrato com duração de 21 meses, e carga horária de quatro horas por dia, de segunda a sexta-feira. Benefícios como Vale-Transporte, Férias, 13º salário, FGTS, por exemplo, estão garantidos.
Os participantes receberão também certificado reconhecido pelo MEC ao finalizarem o curso, seja diploma técnico ou de aprendizagem, de acordo com a modalidade escolhida.
Quem pode participar?
As vagas são voltadas para jovens entre 14 e 21 anos e 7 meses. Vale lembrar que candidatos com deficiência não possuem limite de idade para se inscrever nos cursos do SENAI.
Também há cotas importantes no edital, como, por exemplo, 30% das vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas, 20% para pessoas com deficiência e 15% para jovens egressos do trabalho infantil.
É importante destacar ainda que as cidades com vagas disponíveis são: Vitória e Linhares (ES), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Natal (RN), Canoas (RS), Aracaju (SE) e também cidades estratégicas do Rio de Janeiro e São Paulo.
Alguns dos cursos oferecidos pelo programa são: mecânico de manutenção, assistente de logística, soldador, eletricista predial, assistente administrativo, suporte técnico em TI, entre outros.
Portanto, anote aí: as inscrições ficarão abertas até o dia 12 de outubro de 2025. Para mais informações, basta acessar o site oficial.
Classificação Indicativa: Livre