Política
Publicado em 15/07/2025, às 08h44 Redação
O deputado André Janones (Avante-MG) divulgou nessa segunda-feira (14) imagens do momento em que teria sido vítima de agressão por parte de políticos da oposição durante fala de Nikolas Ferreira (PL-MG) no plenário da Câmara na última quarta-feira (9).
Janones registrou, junto à 1ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal, que foi cercado, agredido e apalpado por cerca de 20 deputados bolsonaristas, com destaque para Sargento Gonçalves (PL-RN) e Giovani Cherini (PL-RS).
Segundo o boletim de ocorrência obtido pelo Metrópoles, Janones relata que recebeu chutes, socos, empurrões e foi alvo de xingamentos de baixo calão, como “vagabundo” e “chupador de rola”, durante o episódio.
No momento em que os opositores se aproximaram com gritos de 'não à rachadinha', o deputado filmava o discurso de Nikolas Ferreira sobre a taxação de 50% imposta pelo ex-presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.
🚨URGENTE! Mais um vídeo inédito da agressão física que sofri no plenário da Câmara dos Deputados em plena sessão plenária da última quarta feira. Cabo Gilberto é o deputado identificado através deste novo vídeo. Além dele, já foram feitas queixas crimes pelo crime de lesão… pic.twitter.com/zD2ST37OmW
— André Janones (@AndreJanonesMG) July 14, 2025
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL) afirma que as acusações feitas nesta semana contra ele são “caluniosas”. Em vídeo publicado nas redes sociais, o parlamentar potiguar prefere não se ater às acusações de André Janones (Avante-MG) sobre importunação sexual, mas focar em acusações contra o colega de parlamento.
Gonçalves diz que o deputado tenta “tirar o foco” de sua própria crise.
“A mesa diretora da Câmara, através do deputado Hugo Motta, enviou uma denúncia ao Conselho de Ética pedindo a suspensão do mandato dele por seis meses. Está tentando inverter a situação, como se fosse ele a vítima”, disse o potiguar.
Segundo o parlamentar do RN, a reunião que acontecerá hoje (15) ou amanhã (16) no Conselho de Ética será “para fazer justiça”, mas, no caso, contra Janones.
De acordo com a imprensa nacional, a Polícia Civil do DF investiga as denúncias. O Conselho de Ética da Câmara também deve se manifestar nos próximos dias, tanto sobre a conduta de Janones quanto sobre os parlamentares por ele acusados.
Classificação Indicativa: Livre