Política
Publicado em 23/07/2025, às 13h54 Júnior Teixeira
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), marcou para a próxima segunda-feira (28) os interrogatórios dos dez réus do núcleo 3 da chamada “trama golpista”.
Os investigados são apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como responsáveis por ações táticas do plano, como monitoramento de alvos, além de supostos planos de sequestro e execução de autoridades.
Moraes, relator da ação, deve conduzir pessoalmente os depoimentos. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Justiça.
Núcelos 2 e 4 também serão ouvidos nesta semana
Antes de ouvir o núcleo 3, o Supremo ouvirá seis réus do núcleo 2 nesta quinta-feira (24). Eles são acusados de planejar ações estratégicas, como a elaboração de uma minuta de decreto para tentar instaurar estado de sítio.
Ainda na quinta, serão interrogados, também, os sete réus do núcleo 4, apontados como responsáveis por espalhar desinformação e fake news sobre as urnas eletrônicas, com o objetivo de desacreditar o processo eleitoral e fomentar um ambiente propício ao golpe.
Quatro núcleos, quatro ações penais
A investigação da trama golpista foi desmembrada em quatro ações penais, conforme proposta do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e autorizada pela Primeira Turma do STF.
leia também
O modelo visa agilizar o andamento processual, embora tenha sido criticada pelas defesas dos réus, que alegam prejuízo ao contraditório.
Classificação Indicativa: Livre