Política

Relator vota pela suspensão de André Janones por 3 meses no Conselho de Ética da Câmara

Deputado André Janones (Avante-MG) - Reprodução/Internet
Caso o colegiado aprove a recomendação, a suspensão de Janones será imediata. Um processo disciplinar será instaurado para avaliações  |   BNews Natal - Divulgação Deputado André Janones (Avante-MG) - Reprodução/Internet

Publicado em 15/07/2025, às 14h37   BNews Natal



O relator do processo contra o deputado André Janones (Avante-MG) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fausto Santos Jr. (União Brasil-AM), votou nesta terça-feira (16) pela suspensão cautelar do mandato de André Janones por três meses. A Mesa Diretora da Casa havia solicitado inicialmente uma suspensão de seis meses.

Em seu parecer, o relator considerou que a representação da Mesa é “legítima, necessária e adequada, diante da gravidade da conduta praticada e de seus impactos sobre o regular funcionamento da atividade parlamentar”. No entanto, avaliou que a penalidade de três meses seria “proporcional” à conduta atribuída ao deputado.

Aprovação e suspensão imediata

Caso o colegiado aprove a recomendação, a suspensão de Janones será imediata. Um processo disciplinar será instaurado para avaliar eventuais sanções adicionais. Procedimento semelhante foi adotado em maio deste ano, quando o deputado Gilvan da Federal (PL-ES) foi afastado por três meses, também a pedido da Mesa Diretora.

Ação contra Janones

A ação contra Janones foi assinada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e por outros integrantes da Mesa, com base em representação encaminhada pelo corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

O episódio ocorreu durante a sessão do dia 9 de julho, quando o parlamentar se envolveu em um acalorado bate-boca com deputados do PL enquanto Nikolas Ferreira (PL-MG) discursava na tribuna.

leia também

[VÍDEO] Deputado do RN é acusado de pegar no pênis de Janones; entenda o caso

Deputado se envolve em confusão por conta de bar em Cuba

Réu confesso: Janones admite “rachadinha” ao firmar acordo para devolver valor desviado; assista

VÍDEO: Janones reclama do mau hálito de deputado durante bate-boca na Câmara

Na representação, a Mesa afirma que Janones “provocou abertamente” os integrantes da bancada do PL e “proferiu manifestações gravemente ofensivas” ao colega. O Partido Liberal também apresentou representação na Corregedoria da Casa por suposta quebra de decoro parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating