Política

Lula volta a criticar jornada 6x1 e defende criação de novo modelo de trabalho mais flexível

A declaração do presidente acontece em meio à crescente pressão social contra a escala 6x1 - Ricardo Stuckert / PR
O presidente Lula já havia falado sobre o assunto no último 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Para ele, o tema não pode ser mais adiado  |   BNews Natal - Divulgação A declaração do presidente acontece em meio à crescente pressão social contra a escala 6x1 - Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 11/07/2025, às 16h40   BNews Natal



Nesta sexta-feira (11), o presidente Lula (PT) voltou a criticar a jornada de trabalho no modelo 6x1. Durante a cerimônia de lançamento de um programa de transferência de renda para atingidos pela tragédia de Mariana, em Linhares (ES), Lula disse que o formato está ultrapassado e defendeu a criação de um novo modelo “mais flexível” e alinhado com os desejos da população.

A humanidade não quer mais seis por um. É preciso inventar um jeito de ter uma outra jornada de trabalho, mais flexível, porque as pessoas querem ficar mais em casa. As pessoas querem cuidar mais da família”, declarou o presidente.

O presidente Lula já havia falado sobre o assunto no último 1º de Maio, Dia do Trabalhador. Na ocasião, Lula defendeu o aprofundamento do debate sobre o tema. Agora, o presidente sinaliza que o governo pode liderar uma proposta concreta.

Hoje a juventude já não quer mais isso. É importante que a gente, enquanto governo, trate de pesquisar. Vamos utilizar a universidade, a OIT [Organização Internacional do Trabalho], tudo que é organização de trabalho, e vamos tentar apresentar uma nova forma de trabalhar nesse país”, acrescentou.

A declaração do presidente acontece em meio à crescente pressão social contra a escala 6x1, que voltou a motivar protestos de rua na última quinta-feira (10).

Nas redes sociais, o tema tem mobilizado trabalhadores de diversas categorias e sindicatos, que argumentam que o modelo compromete o bem-estar físico e mental da população economicamente ativa.

Tema no Congresso

No Congresso Nacional, tramita uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que propõe o fim da jornada 6x1. Entretanto, a matéria ainda não avançou. Líderes do governo afirmam que o tema é uma das prioridades para este ano, embora setores empresariais demonstrem forte resistência.

leia também

Ministra diz que fim da escala 6×1 é prioridade do governo Lula

Governo mira desgaste do Congresso para pautar fim da escala 6x1

O presidente Lula, no entanto, acredita que a discussão não pode ser adiada. “O trabalhador não aguenta mais acordar cinco da manhã e voltar às sete da noite durante seis dias por semana. Temos que repensar isso”, concluiu.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating