Política
Publicado em 23/07/2025, às 09h23 Dani Oliveira
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou que protocolará um novo pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.
A iniciativa ocorre após medidas impostas pelo magistrado ao ex-presidente Bolsonaro e ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), como bloqueio de contas bancárias, imposição de tornozeleira eletrônica e restrições ao uso de restrições ao uso de redes sociais.
Para ‘salvar a democracia’, Alexandre de Moraes continua usando os mesmos métodos que acabaram com a democracia no Brasil. Tortura suas vítimas com todos os aparelhos que tem a sua disposição: de asfixia financeira a ameaça de prisão de familiares para fabricar uma falsa delação. A espinha de peixe na garganta do Brasil precisa ser retirada”, escreveu o senador no X (antigo Twitter).
O pedido deverá ser apresentado nas próximas horas e será analisado pela Presidência do Senado. Para avançar, um processo de impeachment de ministro do STF precisa do apoio de dois terços dos senadores (54 votos). Atualmente, cerca de 50 pedidos semelhantes estão parados no Senado e nunca prosperaram.
A decisão de dar andamento ao pedido cabe ao presidente da Casa, senador Davi Alcolumbre (União-AP). Em 2024, Flávio Bolsonaro chegou a se posicionar contra o impeachment de ministros, mas mudou de postura diante das recentes decisões contra seu pai e irmão.
A ofensiva amplia a tensão entre o Judiciário e o grupo político ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem adotado um discurso cada vez mais crítico ao STF e às decisões do ministro Alexandre de Moraes.
Classificação Indicativa: Livre