Política
Publicado em 06/05/2025, às 14h55 Redação
A bancada do PDT na Câmara dos Deputados anunciou, nesta terça-feira (6), sua decisão de deixar a base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida foi tomada de forma unânime pelos deputados da sigla, segundo o líder do partido, Mário Heringer (PDT-MG), após uma reunião interna.
O afastamento da base aliada ocorre em meio a um descontentamento do PDT com as perspectivas para as eleições de 2026 e o tratamento recebido pelo partido nos últimos meses. Na semana passada, o presidente licenciado da sigla, Carlos Lupi, pediu demissão do Ministério da Previdência, o que gerou mais tensões dentro da legenda.
Atualmente, o PDT conta com 17 deputados na Câmara. O partido havia sido parte da base aliada do Planalto desde a posse de Lula, em 2023. No entanto, os membros da sigla afirmaram ao g1 que, apesar de deixar a base governista, não irão se integrar automaticamente à oposição. Em vez disso, os deputados adotarão uma postura "independente" nas discussões políticas.
Informações: Blog do BG
Classificação Indicativa: Livre