Política
Publicado em 12/05/2025, às 18h16 Redação
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou que 57.053 eleitores do Rio Grande do Norte estão em situação irregular por não votarem nem justificarem ausência em três pleitos consecutivos. Esses eleitores têm até o dia 19 de maio de 2025 para regularizar a situação e evitar o cancelamento do título eleitoral.
A Justiça Eleitoral realiza periodicamente a depuração do cadastro eleitoral, excluindo eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e não pagaram a multa correspondente nos últimos três turnos eleitorais. O cancelamento do título impede o cidadão de exercer direitos como votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em instituições de ensino e participar de concorrências públicas.
Para verificar a situação eleitoral, o eleitor pode acessar o Autoatendimento Eleitoral no site do TSE ou utilizar o aplicativo e-Título. Caso haja pendências, é possível regularizar a situação por meio do pagamento de multas ou apresentação de justificativas, conforme o caso. O atendimento também está disponível nos cartórios eleitorais.
É importante destacar que o cancelamento do título não se aplica a eleitores facultativos, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos e pessoas não alfabetizadas, bem como àqueles que tiveram justificativas aceitas pela Justiça Eleitoral.
Em todo o Brasil, mais de 5 milhões de eleitores estão em situação semelhante e podem ter o título cancelado se não regularizarem a situação até o prazo estabelecido.
Classificação Indicativa: Livre