Polícia
O advogado preso pelos atos antidemocráticos de 8 de Janeiro que compareceu a um velório no Cemitério Central de Formosa (GO), na tarde de terça-feira (26/8), é Lucas Costa Brasileiro, de 30 anos. O caso repercutiu nas redes sociais nessa semana e dividiu opiniões.
Lucas pôde ir ao enterro da avó Joanice Jorge da Costa após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Ele foi escoltado por pelo menos 30 agentes da Polícia Penal do Distrito Federal.
🚨URGENTE - Preso do dia 08 de Janeiro chega algemado para o velório de sua avó pic.twitter.com/qfqSlA0w63
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) August 27, 2025
O advogado foi detido em 8 de janeiro de 2023 por participar dos atos antidemocráticos na Esplanada dos Ministérios. Ele foi solto dias depois, mas acabou sendo preso em junho de 2024 no âmbito da operação Lesa Pátria, da Polícia Federal (PF), por “fundado receio de fuga”, quando há a suspeita de que o acusado possa tentar fugir para evitar uma ação judicial.
Um vídeo divulgado pela PF mostra o momento em que ele foi capturado em Sobradinho, no Distrito Federal, em 6 de junho. Nas imagens, Lucas se despede da família antes de entrar na viatura que o levou para o Complexo Penitenciário da Papuda.
Classificação Indicativa: Livre