Esportes
por José Nilton Jr.
Publicado em 09/09/2025, às 15h58
Nesta terça-feira (9), o Flamengo fez um anúncio, por meio de Zico, e deu início a uma campanha junto à Organização das Nações Unidas (ONU) para que a torcida flamenguista seja reconhecida de maneira oficial como a primeira “Nação simbólico-cultural” do planeta.
O pedido foi apresentado em pronunciamento oficial feito por Zico, que é o maior ídolo da história do Flamengo.
De acordo com a proposta, a ideia é que a ONU reconheça a existência de uma nação formada não por território geográfico, mas pela conexão emocional que une milhões de torcedores em diferentes partes do planeta Terra.
Ver essa foto no Instagram
"Se fôssemos considerados um país, teríamos a 36ª população mais numerosa do planeta. Somos mais de 45 milhões de indivíduos unidos sob uma mesma bandeira... Pleiteamos que a ONU reconheça a existência de uma Nação que se forma não pela localização geográfica, mas pela conexão emocional", disse Zico durante o pronunciamento.
O Flamengo ainda ressaltou que a campanha é de caráter simbólico e tem como propósito destacar a força cultural, social e emocional que o clube representa para os seus torcedores. Segundo o comunicado oficial, a influência rubro-negra ultrapassa fronteiras e já se consolidou como um fenômeno global.
Leia também
“Mesmo que de forma simbólica, o reconhecimento da ONU seria uma validação internacional de um fenômeno que já se demonstra no Brasil e no mundo todo”, diz a nota.
Para mobilizar sua imensa base de apaixonados, o Flamengo disponibilizou uma petição digital na qual os torcedores podem assinar em apoio à iniciativa.
Por meio dessa ação, o clube espera que a campanha se transforme em um grande movimento de participação popular, reforçando o vínculo da torcida com a proposta de reconhecimento simbólico na ONU.
Classificação Indicativa: Livre