Polícia

[VEJA VÍDEO] Homem ameaça explodir ministério e é preso; saiba como e quem é ele

Motivações do suspeito ainda são desconhecidas, mas ele teria tentado entrar no ministério após ter um processo negado. - Divulgação
O suspeito estava com duas crianças e uma mulher, e a polícia utilizou tecnologia de reconhecimento facial para identificá-lo  |   BNews Natal - Divulgação Motivações do suspeito ainda são desconhecidas, mas ele teria tentado entrar no ministério após ter um processo negado. - Divulgação

Publicado em 23/05/2025, às 07h05   Dani Oliveira



O homem que ameaçou explodir uma bomba no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), na tarde desta quinta-feira (22/5), de fato carregava um artefato explosivo. O indivíduo portava duas bombas artesanais, e uma delas tinha concentração de pólvora. Além dos explosivos caseiros, Flávio carregava consigo 20 bombinhas, do tipo “cabeção”, usadas comumente em festas juninas.

O suspeito, identificado como Flávio Pacheco da Silva, estava com duas crianças e uma mulher. A Polícia Civil usou uma tecnologia de reconhecimento facial para confirmar a identidade do suspeito.

Informações preliminares indicam que o homem teria explodido um artefato em frente ao ministério. Por volta das 16h, uma equipe da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) chegou ao local, deflagrou a Operação Petardo e iniciou a negociação com o suspeito. Enquanto falava com os PMs, o homem segurava uma menina no colo.

O caso ocorreu próximo ao bloco A da Esplanada dos Ministérios, onde também estão sediadas outras pastas federais, como o Ministério dos Esportes e o dos Direitos Humanos e da Cidadania.

O caso

Às 16h20, a PMDF confirmou que o homem tinha um pacote suspeito e recusava-se a se afastar do local, levantando indícios de potencial ameaça.

Com a chegada do esquadrão antibombas, áreas dos prédios foram isoladas, e servidores foram orientados a se afastar.

De acordo com informações preliminares apuradas com testemunhas no local, o suspeito queria entrar no Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), porque, supostamente, teve algum processo negado. Ele não conseguiu acessar o edifício e teria ameaçado explodir as bombas.

O que diz o Ministério do Desenvolvimento Social

"O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informa que a ameaça de bomba registrada em frente à sua sede foi controlada pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) com a apreensão do suspeito de portar o explosivo. Porém, as equipes ainda estão no local para investigar o possível artefato.

As motivações do indivíduo ainda não foram esclarecidas e o caso segue sob investigação. O MDS reitera sua confiança no trabalho da PMDF e se coloca à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários."

O que diz a PMDF

"A PMDF foi acionada para averiguar uma informação de que no Ministério do Desenvolvimento Social, haveria um homem que teria acionado um aparente artefato explosivo. No local, ele estava com a família e, por portar um objeto estranho, foram acionadas a Operação Petardo e Operação Gerente.

O BOPE iniciou as negociações, o indivíduo apresentava fala desconexa e não tinha demandas claras. Verificou-se a utilização de uma técnica tática de contenção do homem por imobilização, não sendo utilizado nenhum tipo de armamento. As crianças e a esposa foram retiradas para atendimento médico. O homem também recebeu tratamento.

Os objetos foram desmantelados por meio de tiro disruptivo. Posteriormente, na mochila que o homem portava foram encontrados mais de 20 objetos verificou-se que se tratavam de bombinhas comerciais de festa junina. O homem foi conduzido à Delegacia do Complexo da Polícia Civil."

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating