Negócios
por José Nilton Jr.
Publicado em 17/09/2025, às 15h13
Foi lançado nesta quarta-feira (17) pelo Ministério de Portos e Aeroportos, juntamente com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern), o edital de licitação para serem instaladas defensas, que são conhecidas como dolfins de proteção, nos pilares da Ponte Newton Navarro.
A obra, que está avaliada em quase R$ 50 milhões de reais, irá permitir a navegação com mais segurança, garantindo que o Porto de Natal funcione 24 horas por dia.
Com a instalação das defensas, embarcações de maior porte irão conseguir acessar o terminal portuário de Natal sem restrições. Com isso, amplia a capacidade de movimentação e reduz riscos de acidentes.
De acordo com a governadora Fátima Bezerra, a medida é estratégica para destravar o crescimento do Rio Grande do Norte.
“Agora teremos navios chegando ao porto durante todo o dia. O limite de 12 horas diárias não existe mais. Isso traz mais segurança ao transporte marítimo e desenvolvimento econômico para o Rio Grande do Norte”, ressaltou a governadora.
O anúncio foi feito pelo ministro Silvio Costa Filho. Ele estava acompanhado do presidente da Codern, Paulo Henrique Macedo. O ministro fez questão de destacar que o investimento vai impulsionar a economia local.
Leia também
“Essas defensas serão extremamente importantes, permitindo a ampliação das operações de embarcações, movimentando nosso porto, gerando empregos e rendas”, afirmou.
O presidente da Codern lembrou da luta pela obra, reconhecendo o papel da governadora Fátima.
“Sua dedicação desde 2012 está progredindo cada vez mais com a parceria do governo federal. As defensas da ponte serão implantadas e já estamos prontos para iniciar a licitação”, disse.
De acordo com a publicação no Diário Oficial da União, a Licitação nº 186/2025 prevê a criação do projeto e a execução da obra nos pilares 17 e 18 da parte navegável da ponte.
O processo receberá inscrições a partir de 16 de setembro, com a abertura das propostas e início dos lances marcado para 17 de novembro deste ano.
Classificação Indicativa: Livre