Cidades
Foi aberta as inscrições nesta segunda-feira (15) para a primeira turma de um treinamento para motociclistas por aplicativo. O curso, oferecido pelo Governo do Rio Grande do Norte, terá na primeira fase 120 vagas.
A primeira turma terá aulas entre os próximos dias 22 e 25 de setembro. O curso prevê 60 participantes por turno, com uma carga horária total de 10 horas/aula, entre teóricas e práticas.
O objetivo do governo com o projeto é treinar e qualificar 600 motociclistas que atuam em aplicativos.
As inscrições já estão disponíveis aqui e encerram com o preenchimento total das vagas. Para os que cumprirem 100% da carga horária receberão gratuitamente capacetes, coletes reflexivos, luvas e manguitos.
"O curso visa qualificar os trabalhadores que atuam tanto no transporte de cargas como de passageiros, com o objetivo de proteger a saúde do trabalhador que conduz motocicleta, de quem esteja junto a ele no veículo e das outras pessoas que circulam no trânsito", informou o governo.
O plano do curso prevê aulas sobre legislação de trânsito, saúde e segurança do trabalhador, direção defensiva e pilotagem preventiva, práticas e técnicas de pilotagem consciente e outros módulos.
Para participar, o interessado deve utilizar a motocicleta como principal ferramenta de trabalho, ser vinculado a plataformas de aplicativo há pelo menos seis meses e estar disponível para participação integral no curso, além de pré-requisitos básicos como ser maior de 18 anos e possuir Carteira Nacional de Habilitação, categoria A.
Podem participar também motociclistas que possuam vínculo empregatício via CLT. Contudo, terá prioridade na seleção quem seja apenas vinculado aos aplicativos de transportes.
Classificação Indicativa: Livre