Cidades
Em uma reunião realizada nesta sexta-feira (12), na Governadoria, o governador em exercício, Walter Alves, e o secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho, confirmaram o cronograma das obras do Pró-Transporte. A segunda etapa será entregue em dezembro de 2025, e os recursos para a terceira fase já estão garantidos pelo PAC-3.
Segundo Walter, a notícia deve ser comemorada, porque a finalização das obras melhorarão muito os problemas históricos de locomoção da Zona Norte da cidade. “Será um novo formato de mobilidade, porque teremos faixa para receber quatro veículos ao mesmo tempo, dois em cada sentido, com todas as integrações e entroncamentos muito bem resolvidos”, disse.
As obras, que abrangem as avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, vão beneficiar aproximadamente 300 mil pessoas na Zona Norte de Natal. A área é a mais populosa da cidade e terá a mobilidade melhorada com as intervenções.
OBRAS COMPLEMENTARES
“Também faremos obras de iluminação e uma nova drenagem na área próxima ao Ginásio Nélio Dias”, explicou Gustavo Coelho. “Viremos primeiro com a CAERN, com as obras de água e esgoto, depois com a drenagem, ou seja, com a obra viária propriamente dita, e depois as obras na rede elétrica, retirando poste, deslocando rede, tudo novo”, disse o secretário.
Conforme o secretário, as questões de desapropriação e indenizações que estavam pendentes já foram totalmente resolvidas.
Após a conclusão da segunda etapa, a terceira fase das obras será iniciada. Esta fase, que consiste em um corredor urbano de ônibus, já tem sua verba garantida pelo PAC-3 e está sob responsabilidade do Ministério das Cidades.
“Já estivemos reunidos com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e com a Caixa Econômica Federal”, declarou Gustavo. O recurso previsto para a terceira etapa é de R$ 33 milhões. “A perspectiva é concluir a segunda etapa e já iniciar a terceira em seguida”, destacou.
PRÓ-TRANSPORTE
As obras do Pró-Transporte começaram em 2007 e foram divididas em três etapas. Inicialmente, a Prefeitura de Natal era a responsável pelo projeto, mas a partir de 2013, a competência passou para o Governo do Estado.
A primeira fase, que já foi finalizada, incluiu a construção do viaduto da Redinha e do eixo Moema Tinoco/Conselheiro Tristão. Atualmente, a segunda fase está em andamento, segmentada em dois eixos: a Meta 2A (Av. Moema Tinoco) e a Meta 2B (Av. Tocantínea).
Na Meta 2A, a Avenida Moema Tinoco está sendo duplicada em seus 1,5 km, com a inclusão de paradas de ônibus, calçadas e ciclovia.
A Meta 2B foca na Avenida Tocantínea, que também será duplicada, especialmente nos trechos próximos à Moema Tinoco e ao Ginásio Nélio Dias. Além disso, essa etapa contempla a construção da alça "D" do viaduto das Fronteiras.
A terceira etapa, que ainda não foi iniciada, já tem os recursos garantidos: R$ 33 milhões do PAC Seleções serão destinados aos estudos e obras da Avenida das Fronteiras.
Em relação à reunião, o governador em exercício Walter Alves se encontrou com o secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho, e com o Coordenador Geral da Vice-Governadoria, Saint Clair Câmara.
Classificação Indicativa: Livre