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Publicado em 27/05/2025, às 14h20 Redação
Junho é um dos meses mais esperados pelos brasileiros. Seja pelo milho verde, canjica, pamonha ou ainda pelas músicas e quadrilhas juninas. A festa movimenta diversos setores da economia, sendo eles de roupas, restaurantes, decorações para festas ou aniversários.
Embora existam diferenças nos estilos de comemorações em cada região do Brasil, as bandeirinhas, as cores e o forró são típicos dos festejos juninos. Nesse contexto, o primeiro passo para aproveitar as vendas de São João é incorporar no seu negócio o clima festivo.
Você pode compartilhar conteúdos com temas da festa junina nas redes sociais, decorar a sua loja com cores tradicionais e oferecer pipoca ou petiscos na porta do seu estabelecimento.
Pensando em contribuir para as vendas dos lojistas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) preparou 11 dicas de como alavancar o comércio no período junino. Confira!
1) Faça uma pesquisa prévia com seus clientes atuais
Para vender mais na festa junina é preciso conhecer o seu público. Busque escutar opiniões e sugestões dos seus clientes. A partir disso, você poderá melhorar as suas mercadorias e investir em campanhas mais assertivas para a festa de São João.
2) Defina os produtos a serem trabalhados e planeje seu estoque
Antes de criar estratégias, é preciso definir quais serão os produtos que o seu negócio irá oferecer. Assim, você poderá preparar o seu estoque com antecedência, garantindo que ele esteja adequado para as mercadorias mais procuradas pelos clientes e, também, que seu orçamento corresponda com o que você pode investir em junho. Invista em decorações, roupas ou maquiagens. Caso você trabalhe com a venda de alimentos, é legal investir em comidas de festa junina, doces e também salgadas. Veja alguns exemplos: Bolo de milho, amendoim e mandioca, canjica, salsicha e ingredientes para cachorro-quente, maçã do amor, pé de moleque, pipoca caramelizada, suspiro, cocada, maria-mole, pamonha, milho verde, tablete de doce de leite, pinhão, paçoca e vinho para quentão.
3) Crie brincadeiras juninas para seus clientes
Criar brincadeiras juninas para seus clientes é uma ideia criativa e que pode fazer o seu negócio se destacar entre os concorrentes. Existem várias brincadeiras que podem ajudar a arrecadar dinheiro no dia de São João, como, por exemplo: pescaria, correio elegante, jogos de argolas, tomba lata e rabo de burro. Caso você não tenha espaço suficiente na sua loja, veja se nos arredores do seu estabelecimento tem um parque ou uma praça pública para que possa ser montada uma barraca com as brincadeiras.
4) Invista em parcerias estratégicas
Investir em parcerias estratégicas é uma forma de que a sua loja tenha mais divulgação e possa aumentar as vendas. Procure lojas com segmentos parecidos com o seu para que façam sorteio de prêmios no mês de junho ou juntem produtos para montar combos promocionais. Aproveite essa época para fidelizar clientes antigos e aumentar a base de vendas para possíveis compradores das suas mercadorias.
5) Monte kits especiais de festa junina
Sabia que existem cestas artesanais de comidas e decorações para festa junina? Ofertar produtos típicos do artesanato de São João, mesmo que seja uma simples cesta, é uma inovação que pode chamar a atenção de clientes. Selecione os principais doces de festa junina com algumas decorações, como um chapéu de palha, bandeirinhas coloridas e bonequinhos adesivos com roupas tradicionais. Fazer esses kits é uma boa estratégia para movimentar produtos que estavam parados no seu estoque e divulgar seus produtos de forma mais atrativa, conforme a data. Para que você consiga se preparar para datas especiais com tempo e planejamento, baixe nossa planilha de orçamento de marketing. Nela você organiza os gastos de marketing em um só lugar: equipe, mídia paga, parcerias, ferramentas e muito mais.
6) Decore sua loja de acordo com a temática
Na loja física é importante que tenha gatilhos para despertar o interesse do cliente em épocas sazonais, como a festa junina. Para que isso aconteça, decore a sua loja no clima junino, nada como uma boa decoração temática para alegrar o ambiente e os consumidores. Decore todos os setores da sua loja, desde a frente de caixa até as estantes que expõe as mercadorias, sempre chamando a atenção para produtos típicos e os diferenciais do seu estabelecimento. Existem alguns itens que não podem faltar na sua decoração: bandeirinhas, fogueiras feitas com papéis sanfonados, chapéus de palha, bolo de pipoca e toalhas quadriculadas. Não esqueça de caprichar na vitrine junina da sua loja, porque é a primeira coisa que o cliente irá notar. Então neste São João, utilize a decoração de festa junina para vitrine de loja, coloque objetos que se destacam e que já estejam em evidência dentro da loja, como os itens citados acima. Além dessas duas coisas, é essencial que o ambiente tenha um marketing sensorial completo, então não esqueça de colocar músicas e os cheiros típicos da Festa Junina, como a pipoca e o milho-verde.
7) Inove na oferta de produtos
É importante que nessa época do ano, você inove na oferta de produtos. Crie kits de mercadorias, ofereça produtos customizados ou uma lista de compras junina. Lembre-se que a inovação permite que novos clientes achem o seu comércio através dessa estratégia. Pensando nesse cenário, separei algumas ideias para você se inspirar e colocar em prática no seu comércio. Confira:
Kits temáticos: crie um kit “faça a sua festa junina em casa”, com itens que vão dos pratos tradicionais à decoração. Você também pode oferecer um kit infantil para crianças, como brinquedos, roupas, acessórios e uma lista com sugestões de brincadeiras.
Lista de compras junina: ter uma lista de compras junina no seu comércio pode ser algo inovador, pois não é algo muito comum de ter nos estabelecimentos. Crie uma lista com decorações importantes e com os alimentos e bebidas que não podem faltar.
Permita que o cliente personalize a sua compra: ofereça produtos para os clientes personalizarem, como adesivos com mensagens para complementar na decoração, criar camisetas estampadas ou canecas personalizadas.
Correio elegante físico e virtual: nessa época do ano é muito comum ter os famosos correios elegantes, que podem ser para os companheiros, os familiares ou os amigos. Inove na maneira que esse correio chega na pessoa destinada, se por meio digital, ofereça ao cliente enviar a mensagem pode vídeo, áudio, texto ou em música. Se for físico, faça brincadeiras até chegar na pessoa e criar um clima descontraído.
Com o controle de promoções do Nex, você cria e gerencia promoções com facilidade, seja aplicando descontos no momento da compra ou se preparando com antecedência para datas comemorativas.
8) Capriche no bom atendimento
Além de saber quais produtos vender e a melhor forma de chamar a atenção dos consumidores, outro ponto importante é caprichar no bom atendimento. Ter essa prática na sua loja pode ser um diferencial entre os seus concorrentes. Uma equipe que oferece um bom atendimento, ajuda a criar vínculos com os clientes, fortalece o relacionamento e faz com que os clientes se sintam valorizados, isso facilita muito a fidelização. Como junho é um mês de comemoração, peça para que os seus funcionários entrem no clima e forneça trajes ou acessórios caipiras para que atendam os clientes caracterizados. Ter esses diferenciais na rotina deixa os colaboradores mais alegres e festivos para essas épocas do ano.
9) Diversifique seus meios de pagamento
Oferecer diversos meios de pagamento é essencial para quem quer lucrar nas festas juninas. Principalmente, se você está montando barracas de São João. Você pode aceitar Pix, alguns clientes podem não ter o cartão com fácil acesso, mas caso algo aconteça com o sinal ou internet do seu estabelecimento, tenha uma maquininha para cartões de crédito e débito. Com essa variedade, você não perderá vendas e o consumidor poderá escolher a melhor forma de pagamento.
10) Divulgue seus produtos
Divulgar os seus produtos em diversos canais de comunicação é importante para o engajamento e visibilidade do seu negócio. Anuncie em grupos do Facebook, crie uma conta no Instagram ou aproveite o WhatsApp para compartilhar links de produtos com clientes e conhecidos. Se preferir, também existe uma forma de otimizar essas divulgações: com o Catálogo online Nex! Nele você consegue exibir os seus produtos de forma organizada e rápida.
11) Planeje suas estratégias com antecedência
Por fim, mas não menos importante, para que todas essas dicas funcionem bem é preciso de planejamento. Comece a analisar essas ações o quanto antes, para que você consiga pensar quais produtos oferecer ao cliente, melhores formas de venda, divulgação e estratégias a investir. Assim, você não irá ficar perdido e correrá menos riscos de perder ou prejudicar o seu negócio de alguma forma.
Dica extra: utilize um sistema de gestão. Após você ter feito o seu planejamento, é preciso de um sistema de gestão que otimize a sua rotina. Uma boa administração é um dos principais pilares para que a sua loja seja bem sucedida no período da festa junina. Usar um sistema para o seu negócio vai potencializar o seu trabalho, facilitando tarefas que, quando realizadas manualmente, demandam mais tempo e dedicação, ocupando o tempo que poderia ser utilizado para focar em outras áreas.
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