Negócios
Publicado em 07/07/2025, às 14h25 Redação
A tradição centenária de uma família de produtores de queijo na região Seridó potiguar foi para as redes sociais e ganhou destaque nacional no site da revista "Pequenas Empresas & Grandes Negócios". Os proprietários do negócio são os emrpesários José Medeiros e Claudia Araújo, donos da Queijaria JC Caicó. São quatro gerações dedicadas à arte queijeira.
Seis pessoas se dividem entre as etapas de produção, manuseio da matéria-prima, finalização dos produtos e marketing. Além disso, a empresa conta com apoio do Sebrae RN, responsável por treinamentos e orientações em boas práticas de produção.
Ver essa foto no Instagram
Mais de 900 kg de produtos vendidos por semana
A produção média chega a cerca de 900 kg de produtos vendidos por semana, abastecendo mercados, empórios, padarias e mercearias da região do Seridó, onde também realiza entregas diretas aos clientes. Parte do leite utilizado é proveniente da fazenda da família, complementada por dois fornecedores parceiros.
Vídeos que ultrapassam 11 milhões de visualizações
Nas redes sociais, o negócio soma cerca de 60 mil seguidores e vídeos que ultrapassam 11 milhões de visualizações, mostrando desde os bastidores da produção artesanal até os eventos dos quais participam. Araújo conta que a estratégia de divulgação é feita internamente pela própria equipe, que cria conteúdos para Instagram e YouTube com o objetivo de apresentar os produtos e contar a história da marca de forma direta e próxima ao público, tudo de forma orgânica.
Programa Governo Cidadão
Para abrir a queijaria, foi investido um valor aproximado de R$ 500 mil, obtido por meio do programa Governo Cidadão, com recursos repassados pela cooperativa COAFS e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Desde então, o negócio já conquistou reconhecimento em eventos nacionais, com medalhas de ouro e prata em diferentes edições do Prêmio Queijo Brasil, Mundial do Queijo do Brasil e ENEL.
No Brasil, a produção de queijos artesanais é uma atividade relevante, que movimenta milhares de pequenas propriedades rurais e sustenta economias locais. Segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária, existem cerca de 13 mil queijarias artesanais cadastradas no país, concentradas em estados como Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul e também no Nordeste.
Leia também
Classificação Indicativa: Livre