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Brasil conquista mercados na China e poderá exportar novos produtos ao país asiático; confira

Esses acordos ampliam o acesso de produtos nacionais ao mercado asiático - Reprodução/Internet
A formalização ocorre em um momento estratégico de reforço das relações econômicas entre os dois países  |   BNews Natal - Divulgação Esses acordos ampliam o acesso de produtos nacionais ao mercado asiático - Reprodução/Internet

Publicado em 13/05/2025, às 14h36   Júnior Teixeira



Durante visita oficial a Pequim, o governo brasileiro firmou, nesta terça-feira (13), novos acordos comerciais com a China. Foram assinados protocolos que autorizam a exportação dos seguintes protudos: carne de pato, carne de peru, miúdos de frango (coração, fígado e moela), grãos derivados do etanol de milho (DDG e DDGS) e farelo de amendoim.

Segundo estimativas feitas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), os novos mercados representam um potencial de até US$ 20 bilhões em comércio bilateral. A formalização ocorre em um momento estratégico de reforço das relações econômicas entre os dois países.

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No ano passado, a China importou cerca de US$ 155 milhões em miúdos de frango, US$ 50 milhões em carne de peru, US$ 1,4 milhão em carne de pato, US$ 66 milhões em DDG e DDGS e US$ 18 milhões em farelo de amendoim, segundo dados da sua autoridade aduaneira, repassados ao MAPA.

A abertura de mercado é um processo complexo, que exige negociações sanitárias, superação de barreiras técnicas e acordos bilaterais. 

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