Negócios
Publicado em 12/05/2025, às 14h56 Redação
Em visita oficial à China, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que o país asiático irá investir mais R$ 27 bilhões no Brasil. O foco dos investimentos será em 4 grandes áreas: infraestrutura, tecnologia, energia renovável e educação.
Os acordos foram firmados durante o Fórum Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim, com a presença de investidores dos dois países. O anúncio foi realizado nesta segunda-feira (12).
O presidente compartilhou um vídeo em suas redes sociais sobre a novidade. Confira:
Ver essa foto no Instagram
Os investimentos fazem parte de uma estratégia conjunta para impulsionar o desenvolvimento de forma sustentável.
Um dos destaques é o aporte de US$ 1 bilhão na produção de combustível sustentável para aviação (SAF), a partir da cana-de-açúcar. Também está prevista a instalação de um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em energia renovável, com participação de empresas como a Windey e o Senai Cimatec.
Além da infraestrutura, a área de educação será contemplada para garantir mão de obra qualificada. Lula destacou que será necessária formação de profissionais para atender à demanda gerada pelos novos empreendimentos e pela cadeia de suprimentos tecnológica.
O presidente também ressaltou os oito acordos assinados na área da saúde, incluindo transferência de tecnologia para produção de medicamentos, vacinas, equipamentos médicos e insumos farmacêuticos ativos.
Classificação Indicativa: Livre