Negócios
por José Nilton Jr.
Publicado em 19/08/2025, às 17h36
O Brasil começará a exportar carne bovina para a Indonésia, que é o quarto país mais populoso do mundo. O acordo entre os dois governos irá permitir o envio de carne bovina com osso, órgãos, produtos derivados e preparações à base de carne.
A medida foi anunciada nesta terça-feira (19) pelos ministérios da Agricultura e Pecuária e das Relações Exteriores.
Com 283 milhões de habitantes, a Indonésia é vista como um mercado estratégico em relação ao setor de proteínas animais. Lá, o consumo de carne bovina tem crescido devido a dois fatores: aumento da renda e expansão da classe média urbana.
No ano passado, o país importou US$ 4,2 bilhões em produtos agrícolas brasileiros, com destaque para açúcar, soja, fibras e têxteis.
Leia também
De acordo com o Ministério da Agricultura, o acordo faz parte da política de abertura de mercados adotada desde 2023, que já garantiu 402 novas oportunidades internacionais para produtos agropecuários brasileiros.
O Ministério da Agricultura ainda confirmou a autorização para exportação de ovinos vivos, como ovelhas, carneiros e cordeiros. Eles serão exportados para a Argélia.
A medida deve beneficiar, principalmente, os produtores das regiões Norte e Nordeste, onde a criação desses animais tem forte relevância econômica.
Com esses novos avanços, o Brasil reforça sua posição como um dos principais exportadores de proteína animal do mundo, ampliando sua participação em mercados estratégicos da Ásia e da África.
Classificação Indicativa: Livre