Geral
por José Nilton Jr.
Publicado em 08/08/2025, às 16h09
Após uma pausa de quase 10 anos, a empresa aérea Gol anunciou a volta dos voos saindo do Brasil direto para Venezuela. A rota, que faz a conecção entre o Aeroporto de Guarulhos (SP) e Caracas (capital do país), foi retomada no início desta semana.
A linha será operada por meio de uma frequência semanal de quatro dias: terças, quintas, sábados e domingos. As operações anteriores envolvendo a rota foram interrompidas no ano de 2016. A medida foi executada por causa das dificuldades enfretadas pela companhia no que diz respeito à repatriação de lucros no país.
Na época dos fatos, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, restringia a compra legal de dólares. Essa ação dificultava o envio de dividendos ao exterior.
Voos suspensos por outras companhias aéreas
Entre os anos de 2014 e 2016, outras companhias como Lufthansa, Alitalia e Air Canada também pararam com os voos para a Venezuela.
Diferente do que acontecia antes, a nova operação da Gol tem como destino exclusivo Caracas. Com isso, não são realizadas escalas em Aruba ou República Dominicana.
Leia também
A Autoridade Aeronáutica Civil da Venezuela classificou o retorno como “um progresso significativo para a revitalização do setor aéreo local”.
Venezuela como um ponto estratégico
De acordo com a estatal venezuelana, a retomada da rota ajuda a fortalecer o papel do país como ponto estratégico de conexão na América do Sul.
A estratégia considera não apenas a retomada da malha aérea, reduzida na última década, mas também o potencial de atender milhões de venezuelanos vivendo em países vizinhos ao Brasil.
Classificação Indicativa: Livre