Geral
Publicado em 08/05/2025, às 13h52 Redação
A Igreja Católica tem um novo líder. Após dias de expectativa e oração de fiéis ao redor do mundo, foi anunciado nesta quinta-feira (8), diretamente da varanda central da Basílica de São Pedro, o nome do novo papa: Robert Francis Prevost, que adotará o nome de papa Leão XIV.
A escolha foi feita após o conclave realizado na Capela Sistina, onde os cardeais reunidos decidiram, em votação secreta, quem sucederia papa Francisco. A tradicional fumaça branca indicou ao mundo que um consenso havia sido alcançado. Milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro vibraram com o anúncio feito pelo cardeal protodiácono, que pronunciou a célebre frase "Habemus Papam!"
Quem é Papa Robert Francis Prevost
Antes de ser eleito papa, Robert Francis Prevost era prefeito do Dicastério para os Bispos e membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, além de cardeal da Igreja Católica. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos, em 14 de setembro de 1955, ele tem 69 anos e é membro da Ordem de Santo Agostinho (OSA). É conhecido por seu perfil discreto, formação sólida e forte atuação pastoral.
Prevost foi missionário no Peru por quase duas décadas, onde também exerceu cargos de liderança na ordem agostiniana. Foi nomeado bispo de Chiclayo, no norte do Peru, em 2014, e transferido ao Vaticano por Papa Francisco em 2023 para liderar o Dicastério que supervisiona a nomeação de bispos no mundo inteiro. Sua eleição é vista como a continuidade da linha reformista iniciada por Francisco, com ênfase em diálogo, colegialidade e aproximação com os fiéis.
Classificação Indicativa: Livre