Geral
por Gabi Fernandes
Publicado em 14/09/2025, às 16h58
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está “bastante fragilizado”, segundo afirmou neste domingo (14) o médico cirurgião Cláudio Birolini, responsável por coordenar os procedimentos médicos realizados em um hospital particular de Brasília (DF).
Durante a manhã, Bolsonaro passou por uma pequena cirurgia para a retirada de oito lesões de pele, além de exames de imagem e laboratoriais. Ele também recebeu aplicação intravenosa de ferro, em razão de um quadro de anemia identificado recentemente.
“Em virtude da idade, das diversas cirurgias anteriores e da situação clínica atual, ele está bastante fragilizado. Por isso, vamos continuar acompanhando sua recuperação de perto”, afirmou Birolini em entrevista a jornalistas.
Segundo o médico, Bolsonaro segue apresentando episódios de soluços, está com a alimentação reduzida e teve melhora parcial do refluxo. A hipertensão segue em tratamento.
O boletim médico divulgado após o procedimento também informa que o ex-presidente teve um quadro recente de pneumonia e está em acompanhamento por causa de obstruções intestinais recorrentes.
“Hoje, o que observamos de novo foi a anemia, que provavelmente está relacionada à má alimentação no último mês. Como ele já tem 70 anos e passou por várias cirurgias, isso tudo contribui para o estado atual de fragilidade”, explicou Birolini.
A equipe médica continuará monitorando Bolsonaro nas próximas semanas, com foco na recuperação pós-operatória, no controle da anemia e em eventuais complicações respiratórias e gastrointestinais.
Confira na íntegra o boletim médico
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro foi admitido no Hospital DF Star hoje, às 8h, para realização de exames laboratoriais, exame de imagem e retirada cirúrgica de lesões cutâneas.
Os exames laboratoriais evidenciaram quadro de anemia por deficiência de ferro e a tomografia de tórax mostrou imagem residual de pneumonia recente por broncoaspiração.
O procedimento cirúrgico foi realizado sob anestesia local e sedação, e transcorreu sem intercorrências. Foi realizada a exerése marginal de oito lesões de pele, localizadas no tronco e no membro superior direito.
Também recebeu reposição de ferro por via endovenosa. Nos próximos dias, será disponibilizado o resultado anatomo-patológico das lesões da pele para definição diagnóstica e avaliação de necessidade de complementação terapêutica.
Recebeu alta hospitalar, devendo seguir com o tratamento da hipertensão arterial, do refluxo gastro-esofágico e medidas preventivas de broncoaspiração.
Cláudio Birolini: médico chefe da equipe cirúrgica
Leandro Echenique: médico cardiologista
Guilherme Meyer: diretor-médico do Hospital DF Star
Allisson Barcelos Borges: diretor-geral do Hospital DF Star
Classificação Indicativa: Livre