Geral
por Gabi Fernandes
Publicado em 09/08/2025, às 16h36
A rede social X (antigo Twitter), controlada pelo bilionário Elon Musk, publicou na sexta-feira (8) um comunicado oficial em que elogia medidas adotadas pelo governo Donald Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“O X elogia a resposta decisiva do governo Trump ao excesso da Suprema Corte brasileira, sancionando Moraes com base na Lei Magnitsky Global e revogando seu visto. Essas ações estabelecem um precedente para uma dissuasão mais ampla”, afirma o texto divulgado na conta oficial da empresa.
Leia mais: STF deve se unir em defesa de Moraes após nova sanção dos EUA
Com o título “Aliados na luta pela liberdade de expressão: o governo dos EUA resiste aos excessos do governo global”, a publicação lista o que considera abusos cometidos pelo ministro do STF como também critica regulações implementadas pela União Europeia, Austrália, Índia e Reino Unido, que impõem regras de moderação de conteúdo às grandes empresas de tecnologia.
Segundo o X, Moraes “liderou uma campanha de censura e violação do devido processo legal, incluindo a proibição, em 2024, de X por se recusar a cumprir ordens secretas para desplataformizar políticos e jornalistas, incluindo americanos, que criticaram Moraes e seus aliados.”
A plataforma também criticou a decisão do STF que, em junho, declarou inconstitucional o artigo 19 do Marco Civil da Internet. Essa lei estabelecia que empresas só poderiam ser responsabilizadas por conteúdo de terceiros após ordem judicial específica, caso não tomassem providências.
“Essa decisão remove uma salvaguarda fundamental para a liberdade de expressão online e reforça um padrão mais amplo de preocupação.”
Para o X, as sanções contra Moraes “estabelecem um precedente de dissuasão” e reforçam que confrontar abusos de poder é essencial para “preservar a internet aberta e inspirar o discurso livre em escala mundial”
Classificação Indicativa: Livre