Geral

Pesquisa revela verdade oculta sobre o desmatamento da Amazônia; saiba detalhes

Foto: Reprodução.
Nova investigação da Universidade de Cambridge destaca a gravidade do desmatamento na Amazônia e seus impactos na biodiversidade  |   BNews Natal - Divulgação Foto: Reprodução.

Publicado em 23/07/2025, às 09h59   Redação



Cientistas já tinham consciência de que o desmatamento das florestas representa um risco para a vida no planeta — mas agora descobrem que os impactos podem ser ainda mais graves do que se imaginava. Uma pesquisa realizada por pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, revelou que ao desmatar pedaços da Amazônia para criar gado, perdeu-se 60% mais da biodiversidade de aves da região do que se previa.

A pesquisa, publicada na revista Nature Ecology and Evolution na terça-feira (22) , traz o maior levantamento da história sobre a biodiversidade de aves tropicais amazônicas. O estudo foi conduzido ao longo de mais de sete anos na Colômbia, com o registro da rotina de 971 espécies de aves, quase 10% de todas as existentes no mundo.

Com base nos dados coletados e no cruzamento com a #sensibilidade de cada espécie à mudança climática, os pesquisadores constataram que o efeito do desmatamento na biodiversidade é, em média, 60% mais grave do que indicavam análises anteriores feitas em escala local. 

A perda de espécies estava subestimada de 47 a 78% para cada ave.

Por serem realizadas em áreas menores e cobrindo um leque mais restrito de espécies, as pesquisas anteriores não estavam revelando o verdadeiro prejuízo do desmatamento. A nova investigação avaliou florestas tropicais e pastagens de gado em treze ecorregiões da Colômbia, mostrando que os #efeitosnegativos são mais amplos quando analisados em larga escala.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Whatsapp floating

Receba as notificações pelo Whatsapp

Quero me cadastrar Close whatsapp floating